SP tem duas grĂĄvidas e dez crianças e adolescentes com varĂ­ola dos macacos

Por Redação em 04/08/2022 às 20:56:11

A maior parte dos diagnósticos continuam sendo em homens, uma tendência vista em todo o mundo. No estado de São Paulo, 97% dos casos são concentrados nessa população.

No entanto, os casos já registrados em outros grupos demonstram que a doença pode infectar qualquer pessoa. “Temos casos de crianças, mulheres grávidas, mulheres e homens que moram nas ruas”, afirmou David Uip, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo paulista, durante entrevista coletiva nesta quinta.

“Daqui a pouco, todas as pessoas vão estar passíveis de infecção”, completa o secretário.

No surto atual, a transmissão da doença se concentra durante contato íntimo no sexo e entre homens que fazem sexo com outros homens. Mas qualquer pessoa está sujeita a se infectar, independente de atividade e orientação sexual, ao ter contato próximo e prolongado com alguém doente.

Veja também

Veja como diferenciar lesões de varíola dos macacos das geradas por outras doenças
varíola dos macacos
Brasil falha no enfrentamento da varíola dos macacos, dizem epidemiologistas
Varíola dos macacos: entenda como funciona o antiviral tecovirimat

“A boa informação tem que ser exata, mas absolutamente sem preconceito”, afirmou Uip.
Os casos no estado são principalmente leves, mas dois pacientes estão internados em unidades hospitalares em razão da doença.

Enfrentamento

Nesta quarta, o governo paulista também anunciou medidas para enfrentar o surto. Entre as ações está a criação de uma rede estadual de hospitais para atendimento de pacientes mais graves e de uma rede de laboratórios públicos e privados liderada pelo Instituto Adolfo Lutz para vigilância epidemiológica e genômica do vírus monkeypox.

Foto: Sam Panthaky/AFP

As autoridades de saúde também informaram que está previsto, para o estado, o fornecimento de 11 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos. Como o esquema vacinal é feito por duas doses, 5.500 pessoas devem ser vacinadas em um primeiro momento.

O governo também divulgou recomendações para grávidas, puérperas e lactantes que são infectadas por monkeypox. Dar preferência pela cesariana a depender das lesões causadas pela doença e suspender a amamentação do bebê por pelo menos 14 dias são algumas dessas medidas.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios