Campeonato de Manoplas de Boxe com acompanhamento online será atração dias 20 e 21 de agosto

O Campeonato contará com 7 juízes simultaneamente, que darão nota entre 7 e 10, levando em consideração os números decimais.

Por Redação em 12/08/2022 às 16:57:11
Foto: Fundesporte

Foto: Fundesporte

Competição diferente, que visa valorizar a essência e incrementar o fomento da modalidade. Este é o Campeonato Sul-matogrossense de Manoplas de Boxe, que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de agosto, cuja disputas não serão obrigatoriamente dentro do ringue e terão acompanhamento em sistema online pelas plataformas da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de MS). A competição com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte, terá disputas individual e por equipe. O início, respectivamente, às 14h30 e as 9 horas.

O Campeonato de Manoplas surgiu no Mato Grosso do Sul em 2020, durante a pandemia da Covid-19, que à época impossibilitava disputas de contato direto, e havia ainda outras séries de exigências sanitárias. A iniciativa deu certo, pois, mobilizou o boxe estadual e proporcionou disputas acirradas. Diante do sucesso, a FDBMS realiza neste ano a terceira edição da referida competição.

Conforme informações de Marcelo Nunes, vice-presidente da FDBMS, o campeonato de manoplas é uma simulação de luta, mas, acima de tudo, exige muita qualidade técnica na aplicação dos golpes, movimentação, agilidade e defesa. "É fundamental (o trabalho de manoplas) para observamos a capacidade do atleta e até do seu técnico. É também fundamental para o desenvolvimento do atleta, pois, é a oportunidade de corrigir e aperfeiçoar todo conjunto de técnicas e táticas do boxeador. É neste momento, também, que o técnico pode desenvolver suas habilidades", comentou o dirigente, que ainda destacou: "É preciso a concatenação perfeita entre o técnico e atleta para não errar. Um erro durante o julgamento dos juízes pode ser fatal".

As apresentações dos atletas com seus respectivos técnicos acontecem dentro da academia, com acompanhamento em sistema virtual pelos juízes/julgares, que ficam posicionados estrategicamente na central de controle do evento. Também haverá juízes posicionados fora da central, ou juízes que estarão até mesmo no exterior fazendo o acompanhamento e julgamento das apresentações do conjunto atleta e técnico. O objetivo é dar maior isenção e mais transparência às análises.

O Campeonato contará com 7 juízes simultaneamente, que darão nota entre 7 e 10, levando em consideração os números decimais. Cada equipe/Associação deverá inscrever no máximo seis atletas. As disputas serão nas classes adulto (a partir de 17 anos) e base (12 a 16 anos), nos naipes masculino e feminino. Cada equipe deverá inscrever até seis atletas. Cada apresentação terá duração de 1 minuto e meio.

A competição será disputada em três fases, começando com 20 pontos, na fase classificatória, 40 na segunda fase e o atleta que chegar à fase final terá computação de 60 pontos. Serão acrescentados até mais 30 pontos para os quatro melhores colocados. A equipe com maior número de pontuação será consagrada campeã, sendo que as três melhores colocadas serão contempladas com materiais esportivos.


VENCEDORES ANTERIORES

2020

EQUIPE

Campeã; CT Pantaneiro, com 168 pontos

Vice-campeã – Vila Popular


INDIVIDUAL MASCULINO

Campeão; Kevin Xavier, integrante da equipe Vila Popular

Vice-campeão – Muriel Pereira Nunes, equipe CT Pantaneiro


INDIVIDUAL FEMININO

Campeã – Kemilli Soares (CT Pantaneiro/Moreninhas)

Vicce-caméão – Kivinim Rosa (Top Team Figthers)


2021

EQUIPE

Equipe campeã: Associação Gibi Esporte e Educação 2

Vice campeã: Ceintre/ Vila popular


INDIVIDUAL MASCULINO

Campeão: Valdeir Célio (Nilson Ferreira vila popular)

Vice-campeão: Deywson Iam (Gibi equipe 2)

3° Lugar: Paulo Ricardo (Gibi equipe 2) e Muriel Nunes (C.T Pantaneiro)


INDIVIDUAL FEMININO

Campeã: Raniela costa (Gibi equipe 1)

Vice-campeão: Beatriz Mariano (vila popular)

3° colocadas: Ana Clara Santos (Gibi equipe 1) e victoria da Silva (vila popular)



Fonte: Fundesporte/MS

Comunicar erro

Comentários