VarĂ­ola dos macacos pode causar inflamação anal com dor intensa

Por Redação em 12/08/2022 às 19:43:08
Varíola dos macacos: lesões podem apresentar características variadas
População LGBTQIA+ vê risco de estigma com surto de varíola dos macacos
Cinco macacos são achados mortos após casos da varíola dos macacos em SP

No Brasil, a proctite já é considerada como uma manifestação que indica suspeita para a varíola dos macacos. Segundo o plano de contingência nacional para a doença do Ministério da Saúde, a apresentação da proctite já põe a pessoa como um caso suspeito da varíola dos macacos, mesmo que ela não apresente lesões em outras partes do corpo.

Diferença do surto atual

O desenvolvimento da proctite é uma entre outras apresentações da varíola dos macacos que normalmente não eram observadas em casos anteriores.

Uma particularidade do surto atual é a concentração das lesões típicas da varíola dos macacos na região genital e perianal. No estudo espanhol recém-publicado, cerca de 78% dos pacientes apresentaram esse quadro.

A hipótese para explicar essa diferença é a mesma nos casos de proctite: como grande parte das infecções estão associadas com o contato íntimo durante o sexo, a concentração das feridas na região genital e anal ocorre de modo mais recorrente.

Outra diferença dos novos diagnósticos é o aparecimento de lesões sutis que muitas vezes geram confusões para outras doenças. Um paciente, por exemplo, até pensou que a ferida causada pela infecção fosse uma espinha. Esse quadro clínico, assim como no caso da proctite, pode atrasar o diagnóstico da varíola dos macacos e preocupa especialistas.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios