Queiroga descarta emergĂȘncia pĂșblica no paĂ­s devido à varĂ­ola dos macacos

Por Redação em 16/08/2022 às 18:22:23
STF manda Bolsonaro e governadores detalharem medidas contra varíola dos macacos
Varíola dos macacos
Varíola dos macacos: casos crescem 74% em duas semanas e Brasil
População LGBTQIA+ vê risco de estigma com surto de varíola dos macacos

Segundo a pasta, a Rede Emílio Ribas de Combate à Monkeypox conta com 93 hospitais de retaguarda, incluindo maternidades, para atendimento de casos graves da doença. Casos leves e moderados são atendidos na rede básica, porta de entrada para a assistência, capacitada pelos municípios e pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Os treinamentos acontecem semanalmente para a rede de saúde para monitoramento, vigilância e manejo clínico. A Vigilância também desenvolveu protocolos e linhas de cuidado para a assistência à população.

O diagnóstico, coordenado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), credenciou outros 16 serviços privados e universitários para o processamento de amostras do vírus. A rede também possui a unidade Central na Capital do Lutz e outras 12 unidades regionais. As amostras são utilizadas para análise epidemiológica e genômica.

Ainda segundo o comunicado, as ações do Governo de São Paulo incluem um serviço 0800, com médicos plantonistas 24 horas, para tirar dúvidas destes profissionais sobre diagnóstico e manejo clínico dos pacientes infectados com o vírus. Além disso, estão sendo realizadas pela rede ações de comunicação educativa para a população de todo o estado, com foco em prevenção e na identificação de sinais e sintomas sugestivos de varíola dos macacos.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios