Ações de proteção à mulheres vĂ­timas de violĂȘncia serão prioridade no governo de Capitão Conta

Para o candidato, os nĂșmeros são alarmantes, sendo preciso mudar essa realidade urgente.

Por Redação em 18/08/2022 às 12:53:21
Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

Fortalecer as ações de proteção às mulheres é uma das prioridades do Capitão Contar, caso seja eleito governador de MS. Segundo dados da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, Mato Grosso do Sul estĂĄ entre os campeões de casos de feminicídio no Brasil. Só em 2022 até 03 de agosto, foram registrados 27 feminicídios em nosso Estado.

Para o candidato, os números são alarmantes, sendo preciso mudar essa realidade urgente. "Nós temos que ampliar as campanhas de combate à violĂȘncia contra mulher, a divulgação das formas dessa violĂȘncia e sobretudo incentivar e dar segurança para que as pessoas denunciem", diz Contar. Uma das propostas do Capitão Contar é a criação do Programa de Habitação voltado para o atendimento à mulher vítima de violĂȘncia doméstica para que ela tenha condições de alcançar sua autonomia e a quebra do ciclo de violĂȘncia. Outra ação que serĂĄ implementada na gestão de Contar, é buscar a implementação de Casas da Mulher Brasileira e Salas e LilĂĄs 24h nos polos regionais do nosso Estado.

Como deputado, Capitão Contar apoiou a implantação das Salas LilĂĄs em Mato Grosso do Sul e tem um projeto que tramita na Casa de Leis para criação de um aplicativo de celular para socorrer mulheres vítimas de violĂȘncia. O aplicativo serĂĄ disponibilizado para mulheres com medidas protetivas que se sentem ameaçadas. Mesmo sem créditos para dados, poderĂĄ ser acionado através de trĂȘs toques ou pelo botão volume do celular. Uma vez acionado, envia notificações à Central de Atendimento e, em simultĂąneo, aciona trĂȘs números cadastrados de amigos ou familiares. Além disso, direciona para equipe de monitoramento, que acionarĂĄ uma viatura policial mais próxima para atendimento à vítima, conforme a geolocalização da mulher.

Caso, seja eleito governador, esse é um dos projetos que Capitão Contar irĂĄ colocar em prĂĄtica. Também são propostas do Capitão Contar, incentivar a qualificação e o empreendedorismo que promovam a independĂȘncia da mulher. Assim, as mulheres terão oportunidades de abandonar o ciclo de violĂȘncia, por que não terão mais dependĂȘncia financeira do parceiro. Outro ponto de destaque das propostas, é colocar em prĂĄtica medidas do poder público que sejam eficazes, dando uma real segurança para as mulheres que são vítimas de violĂȘncia, tanto nos casos em que a vítima realiza a denúncia como em situações que a violĂȘncia é denunciada por terceiros mas percebe-se que por medo a mulher não confirma a violĂȘncia, deixando os policiais de "mãos atadas".

Fonte: Assessoria de Comunicação do Dep. Capitão Contar

Comunicar erro

ComentĂĄrios