Junho Violeta

Representantes do Banco Mundial discutem em MS projeto para investimento de rodovias

As estradas que serão selecionadas para o financiamento devem cumprir normas sociais e ambientais determinadas pela instituição.

Por Redação em 23/05/2024 às 12:51:53
Foto: Edemir Rodrigues

Foto: Edemir Rodrigues

Uma equipe do Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) veio ao Mato Grosso do Sul nesta semana para avançar na primeira etapa do projeto de manutenção proativa, adequação a resili√™ncia clim√°tica e segurança vi√°ria das rodovias de Mato Grosso do Sul. As estradas que serão selecionadas para o financiamento devem cumprir normas sociais e ambientais determinadas pela instituição.

Durante encontro com os representantes do Banco, o governador Eduardo Riedel reforçou o interesse em ser √°gil nas ações necess√°rias para a assinatura do contrato e a secret√°ria especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, destacou a importância da efici√™ncia no serviço p√ļblico.

"Pretendemos adotar modelagens contratuais inovadoras, baseadas em produção e desempenho. Com esta perspectiva, estamos buscando aumentar a qualidade e segurança de nossas rodovias e diminuir os custos de manutenção", ressaltou.

Autorização - No dia 18 de março de 2024, foi publicada no Di√°rio Oficial da União, a resolução da Comissão de Financiamentos Externos – (Cofiex) do Ministério do Planejamento e Orçamento sobre a autorização da operação de crédito entre Mato Grosso do Sul e o Governo Federal com financiamento do Bird.

Por meio do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Log√≠stica de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado é o respons√°vel por desenvolver o programa. O valor m√°ximo a ser contratado é de US$ 200 milhões, com contrapartida de no m√≠nimo 20% do total à União.

O objetivo é garantir acesso sustent√°vel e seguro, por meio de metodologia preventiva na gestão da infraestrutura rodovi√°ria, incluindo modelo de contratos baseados em produção e desempenho e PPP (Parceria P√ļblico-Privada). "A estimativa é que em um ano possamos assinar o contrato com o banco", disse Eliane Detoni.

Assim é poss√≠vel garantir oportunidades socioeconômicas ao Estado com integração dos aspectos socioambientais, implantar um modelo proativo de manutenção de pavimento, com contratos no modelo CREMA (PPP e DBM), melhorar as caracter√≠sticas f√≠sicas da infraestrutura rodovi√°ria com estabelecimento de critérios de desempenho e outras medidas para aumentar a segurança.

Com os estudos h√° espaço também para fomento a descarbonização da log√≠stica de transportes, aumento da segurança no acesso aos ambientes de ensino, melhora da efici√™ncia na gestão técnica, ambiental, administrativa e operacional da malha rodovi√°ria e aperfeiçoamento da gestão do transporte com a aquisição de equipamentos, sistemas e capacitação dos servidores.

O novo modelo trar√° economia aos cofres p√ļblicos. "Após a assinatura do contrato serão cinco anos de implantação. Ser√° um programa que estabelece uma nova metodologia de manutenção de curto, médio e longo prazo. A finalidade é perpetuar o programa, porque se voc√™ faz uma boa rodovia com um bom modelo de gestão, ao longo dos anos os investimentos serão mais adequados e menos onerosos ao Estado", explicou Eliane Detoni.

Danielly Escher, Comunicação Governo MS
*com colaboração de Laine Breda, Comunicação EPE

Fonte: Agência de Noticias MS

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