CGE-MS realiza reuniões de alinhamento sobre auditoria interna e compliance pĂșblico com entidades estaduais

Na oportunidade, foi apresentada aos participantes a metodologia Ágil para auditoria interna

Por Redação em 08/07/2024 às 08:09:20
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta semana, a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) - através da Auditoria-Geral do Estado (AGE) e da Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC) -, realizou uma série de reuniões com dirigentes da Secretaria de Estado de AssistĂȘncia Social e dos Direitos Humanos (SEAD), Secretaria de Estado de SaĂșde (SES) e Fundação Serviços de SaĂșde do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNSAU) para alinhamento de futuras atividades relacionadas à auditoria interna e compliance pĂșblico.

Na oportunidade, foi apresentada aos participantes a metodologia Ágil para auditoria interna - modelo que serĂĄ adotado pelo Estado em razão de permitir uma abordagem mais célere e possibilitar que os auditores se ajustem às mudanças que surgem durante o processo de auditagem. De acordo com a auditora-geral do Estado, PatrĂ­cia Salamene, trata-se de uma inovação na condução do trabalho que, para além de outras vantagens, permite uma maior interação e colaboração entre os auditores e as unidades auditadas.

"Abordamos aspectos cruciais, como a flexibilidade das auditorias e a importância da comunicação contĂ­nua durante todo o processo. Também apresentamos a equipe de auditoria que foi treinada para utilizar as novas ferramentas e serĂĄ responsĂĄvel pelo desenvolvimento dos trabalhos em cada unidade auditada. Além disso, enfatizamos a importância da contribuição das equipes responsĂĄveis pelos processos avaliados, destacando que o engajamento de todos é fundamental para o sucesso da auditoria Ágil, inclusive, na identificação de pontos de melhoria e implementação de ações corretivas de maneira eficaz e rĂĄpida", explicou.

No que tange ao compliance pĂșblico, nos encontros foram abordadas questões relativas ao inĂ­cio das consultorias, previsto para este mĂȘs. Segundo a diretora-geral de governança e compliance da CGE-MS, Fabiana Ferreira Saldivar, o objetivo é orientar e subsidiar tecnicamente os órgãos e entidades que compõem a estrutura do Poder Executivo Estadual na elaboração de um Programa de Integridade e na gestão de riscos em processos.

"Essas prĂĄticas a serem adotadas revelam o comprometimento dos dirigentes pĂșblicos com o fortalecimento da transparĂȘncia das atividades governamentais, a prevenção e combate à corrupção, além da otimização da gestão de recursos pĂșblicos", destacou.

Para o auditor e chefe da Unidade Setorial de Controle Interno (USCI) da SES, Rodrigo Ribeiro, "a instalação do ComitĂȘ de Compliance é um avanço e a reafirmação das boas prĂĄticas no âmago da SES - por meio da mudança de cultura, apropriação da gestão de riscos, programa de integridade e, também, apoio à gestão -, contribui para que todos ganhem: a secretaria, o governo, os servidores e a sociedade".

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS

Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro
Ajude o Pantanal

ComentĂĄrios

Faixa