Limpeza RB

Mais de 5 mil indĂ­genas são atendidos durante a 4ÂȘ edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania

A ação proporcionou tambĂ©m a emissão de 1.240 documentos, mudando a realidade de muitas pessoas

Por Redação em 09/07/2024 às 18:53:34
Foto: Secretaria de Estado de Cidadania

Foto: Secretaria de Estado de Cidadania

Com foco na integração da segurança pĂșblica e da cidadania com a população, mais de 5.138 indĂ­genas do municĂ­pio de Miranda tiveram seus direitos assegurados entre os dias 6 e 7 de julho, na Aldeia Cachoeirinha, durante a 4ÂȘ edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança PĂșblica) e da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).

A Escola Municipal IndĂ­gena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, sediou a ação que além da comunidade local, atendeu as comunidades Argola; Babaçu; Boa Esperança; Lagoinha; Lalima; Mãe Terra; Moreira; Morrinho; Passarinho; Kinikinau; Kay Koe e Nossa Senhora de FĂĄtima. Que tiveram acesso gratuito a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, carteira de trabalho e puderam solicitar benefĂ­cios junto ao INSS, casamentos, divórcios, atendimentos na defensoria pĂșblica, consultas médicas com clĂ­nicos gerais e especialistas, com dentistas e orientações da correta escovação e higiene bucal.

Élcio, indĂ­gena Terena. Foto: Matheus Carvalho.

O MS em Ação: Segurança e Cidadania tem um impacto profundo e transformador nas comunidades indĂ­genas, promovendo inclusão, respeito aos direitos e melhorias nas condições de vida. E esse impacto tem sido sentido pelos moradores das comunidades, como por exemplo, o Élcio, indĂ­gena Terena, 61 anos.

"Eu vim aqui hoje para procurar médico ortopedista e tive um atendimento muito bom, o médico jĂĄ me deu encaminhamento e eu jĂĄ fui na Sesai aqui e jĂĄ agendei o raio-x em Aquidauana, foi muito rĂĄpido, excelente. Hoje eu casei também, jĂĄ fiz tudo aqui, não preciso nem ir no cartório de Miranda", explica.

A ação proporcionou também a emissão de 1.240 documentos, mudando a realidade de muitas pessoas como da Antônia Faustino, que hĂĄ muito tempo esperava para fazer o RG, e foi durante a ação que ela concretizou o seu desejo de estar com a documentação em dia. "É muito bom ter esses serviços aqui na comunidade, a gente precisa de documento para ir no médico, para a cesta bĂĄsica, e na cidade é mais difĂ­cil para gente ir".

Presente durante os dois dias da ação as forças de segurança do Estado, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Choque, PolĂ­cia Militar, PolĂ­cia Civil, Corpo de Bombeiros, promoveram uma conexão com a comunidade indĂ­gena e uma troca de vivĂȘncias e escuta.

Antonia Faustina esperava para fazer o RG jĂĄ hĂĄ um ano, e conseguiu agora no MS em Ação

"É importante a interação do Batalhão de Choque com a sociedade para que a sociedade conheça o nosso trabalho de perto, entender que estamos trabalhando de forma técnica, e por isso a necessidade de especialização, para o melhor uso das ferramentas e equipamentos disponĂ­veis, para atender as necessidades da sociedade. Nessa interação pudemos mostrar para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de conhecer tão de perto os equipamentos atuais, a tecnologia, o auxĂ­lio dos cães na atividade policial, demonstrar um pouco do trabalho do canino "Bart", falar sobre as demais companhias do Batalhão de Choque, Rocam e Rotac, trazer a mente dessas pessoas que a PolĂ­cia Militar estĂĄ preparada para proteger o cidadão sul-mato-grossense", explica o Sargento Duarte.

Parceiros

Prefeitura Municipal de Miranda, Anoreg, Ministério Regional do Trabalho e Emprego, Funtrab, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Defensoria PĂșblica da União, Funai, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de SaĂșde, Faculdade Refferencial de Odontologia de Campo Grande; DSEI, SESAI, Coordenadoria Geral de PerĂ­cias - Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Receita Federal, INSS, Defensoria PĂșblica Estadual, Ministério PĂșblico Estadual, PolĂ­cia RodoviĂĄria Federal, PolĂ­cia Militar, PolĂ­cia Civil, DEAM, DOF, CHOQUE, BOPE, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp, Coordenadoria Estadual de PolĂ­cia ComunitĂĄria, SENAI, FAMASUL/SENAR, Observatório da Cidadania, Subsecretaria de PolĂ­ticas PĂșblicas para Mulheres, Subsecretaria de PolĂ­ticas PĂșblicas para Juventude, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fudesporte e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Programa "MS em Ação: Segurança e Cidadania"

InstituĂ­do por meio da Resolução conjunta Sejusp e SEC NÂș 001, foi criado com o propósito de fortalecer e aprimorar as polĂ­ticas voltadas para o exercĂ­cio pleno da cidadania, direcionadas às comunidades tradicionais, bem como às populações que residem em regiões remotas, de difĂ­cil acesso e em condições de vulnerabilidade.

Garantindo a proteção dos direitos humanos, a preservação da cultura e identidade, a promoção da igualdade e inclusão, o desenvolvimento sustentĂĄvel, o empoderamento comunitĂĄrio, a redução das disparidades sociais e o respeito ao território.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania
Foto de capa: João Garrigó
Interna: Matheus Carvalho/SEC

Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro
Proj de Lei Sid

ComentĂĄrios

Sem papel