ETEC Tiquatira - SP
O Brasil é um país de empreendedores, como mostra a pesquisa feita pelo Sebrae e Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). São pelo menos 42 milhões de empreendedores, colocando o país no TOP 10 em número de empresas. Os homens representam a maior fatia, com 59,8%, enquanto as mulheres correspondem a 40,2%. Além disso, 69% dos responsáveis pelas empresas possuem ensino fundamental e médio completo. A partir da análise do perfil empreendedor, surge a Copa Colegial de Empreendedorismo®, um projeto que leva o ensino de empreendedorismo para jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas de todo o país. A iniciativa para o projeto é do Roberto Miranda, que desempenha o papel de Reitor na Faculdade Roberto Miranda (URM®).
A primeira edição do projeto, realizada no ano passado, beneficiou 118.342 jovens em todo o Brasil, representando 608 escolas. Esses estudantes participaram ativamente, contribuindo com impressionantes 1.400 projetos inscritos. O objetivo do projeto é, em uma década, impactar mais de 100 mil escolas.
O empreendedorismo é fundamental no desenvolvimento dos jovens do ensino médio, preparando-os para os desafios do mundo moderno. Ao introduzir conceitos empreendedores desde cedo, os estudantes adquirem habilidades essenciais como criatividade, resiliência e liderança, que são cruciais não apenas para iniciar negócios, mas também para enfrentar diversas situações da vida pessoal e profissional. Além disso, o empreendedorismo promove a autonomia e a proatividade, capacitando os jovens a buscar soluções para problemas cotidianos e a tomar iniciativas que criem oportunidades de crescimento pessoal e coletivo. "A Copa nasce com a proposta de ensinar empreendedorismo para jovens e adolescentes, sabendo que o ensino de empreendedorismo é uma habilidade essencial para a gestão da carreira, independentemente de se construir uma empresa ou ser colaborador. O que ensinamos aos jovens, eles vão usar em todas as fases profissionais", reforça Miranda.
No primeiro ano da Copa Colegial de Empreendedorismo®, o projeto vencedor foi desenvolvido por Pedro Jorge e Leunam Sousa, estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlândia. Eles criaram o Cashy, um aplicativo de finanças gamificado voltado para jovens de 18 a 25 anos, que representam 11,8% dos cerca de 8 milhões de endividados no Brasil, conforme apontado pelo Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas, levantamento mensal da Serasa que examina a relação dos brasileiros com as dívidas.
Eles veem o projeto como uma oportunidade de abrir novas possibilidades profissionais para qualquer estudante do Brasil. "A Copa é uma porta de entrada para talentos educacionais e para quem sonha, principalmente para nós e de onde viemos. Nós somos de Uberlândia, não imaginávamos que poderíamos vir para São Paulo ou conhecer o Vale do Silício. São grandes oportunidades de networking. O empreendedorismo jovem não é muito destacado nas escolas públicas, então ter esse projeto em uma cidade menor nos motiva a agir e sonhar mais", explica Leunam Sousa.
Estudantes do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas em todo o Brasil, podem participar da Copa Colegial de Empreendedorismo®. Para isso, é preciso formar equipes de 2 a 5 integrantes e registrar suas ideias de negócio no site oficial da competição, acessível em www.copacolegial.com.br.
"Ao estimular os jovens a se engajar no empreendedorismo, estamos capacitando uma nova geração a assumir o controle de seu futuro e transformar desafios em oportunidades. O verdadeiro espírito empreendedor transcende o lucro; trata-se de criar soluções que geram um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Nosso objetivo é inspirar líderes conscientes para o futuro", ressalta Miranda. Com o apoio adequado e a motivação da competição, os participantes não apenas desenvolvem suas próprias ideias de negócio, mas também se tornam agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um impacto duradouro em suas vidas e na sociedade como um todo.
Fonte: Assessoria de Comunicação