O governador em exercĂcio, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, celebrou um marco histórico em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (10). Com a inauguração da delegacia de PolĂcia Civil em Figueirão, o Estado garante unidades policiais em todos os seus 79 municĂpios. Em Rio Brilhante, Barbosinha participou da inauguração do NĂșcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM), consolidando o compromisso do governo com o combate à violĂȘncia de gĂȘnero e a ampliação de polĂticas pĂșblicas voltadas às mulheres.
Com 3,5 mil habitantes, Figueirão agora conta com uma delegacia moderna e equipada. A nova unidade é uma vitória significativa para o municĂpio, que ganha infraestrutura para atender a população de forma mais eficiente e coibir a criminalidade.
Barbosinha destacou a relevância dessa conquista. "Estamos entregando dignidade e segurança para os moradores de Figueirão. Esta delegacia representa o nosso compromisso de estar presente e fortalecendo a justiça e a cidadania", disse o governador em exercĂcio.
O delegado-geral da PolĂcia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, enfatizou. "Com esta inauguração, ampliamos a nossa capacidade de atender com excelĂȘncia e celeridade. A PolĂcia Civil reforça sua presença, garantindo segurança e proximidade com a comunidade".
O prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro, também celebrou o momento. "Esta delegacia é um sonho realizado. É a prova de que o governo estadual ouve as nossas demandas e trabalha para transformar a realidade dos nossos municĂpios. Esse momento histórico é a prova de estamos sendo muito bem comandados em nosso Estado".
Rio Brilhante: acolhimento e proteção às mulheres
No perĂodo da tarde, Barbosinha inaugurou o NĂșcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM) na Delegacia de PolĂcia Civil de Rio Brilhante. O nĂșcleo, que funcionava como projeto-piloto desde 2023, se consolida como um espaço dedicado ao acolhimento e apoio às vĂtimas de violĂȘncia doméstica.
O governador em exercĂcio ressaltou a importância da iniciativa: "Cada mulher atendida aqui encontrarĂĄ não apenas ajuda, mas um caminho para reconstruir sua vida com dignidade e segurança. Este é o nosso compromisso: combater a violĂȘncia com ações concretas", destacou.
O prefeito Lucas Foroni reforçou a parceria com o Estado nesse importante projeto. "A presença do NUIAM em nossa cidade é um feito extremamente importante em Rio Brilhante. É um avanço na proteção das mulheres e no fortalecimento da rede de enfrentamento à violĂȘncia", pontuou.
JĂĄ a subsecretĂĄria de PolĂticas PĂșblicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailos, reforçou. "Este nĂșcleo é mais do que uma estrutura; é uma mensagem clara de que as mulheres de Mato Grosso do Sul não estão sozinhas. Aqui, elas encontram acolhimento e justiça", afirmou.
Resultados concretos e polĂticas pĂșblicas integradas
As ações em Figueirão e Rio Brilhante refletem o empenho do governo de MS em fortalecer a segurança pĂșblica e as polĂticas sociais. Desde o inĂcio da gestão, investimentos robustos tĂȘm sido direcionados para integrar segurança, acolhimento e cidadania em todas as regiões do Estado.
O Coronel Ary Carlos Barbosa, secretĂĄrio de Estado em exercĂcio de Justiça e Segurança PĂșblica pontuou que inaugurações realizadas em Figueirão e Rio Brilhante são fundamentais para a segurança e o acolhimento da população sul-mato-grossense.
"A entrega da delegacia em Figueirão simboliza o compromisso do governo em levar a presença do Estado para cada canto de Mato Grosso do Sul, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso ao direito à segurança e à justiça. JĂĄ o NĂșcleo Integrado de Atendimento à Mulher, em Rio Brilhante, é um exemplo claro de como a segurança pĂșblica pode ser transformadora, indo além da repressão e alcançando o acolhimento e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. São ações que fortalecem nossa rede de proteção social e demonstram que segurança pĂșblica também é cuidado e humanização."
Barbosinha concluiu relembrando que "estamos, de fato, construindo um Mato Grosso do Sul mais próspero, inclusivo e humano. Cada investimento, cada devolução em forma de entrega, é para melhorar a vida das pessoas e reafirmar que a gestão municipalista estĂĄ aqui para transformar realidades".
Fonte: PC/MS