Prefeito Lucas Foroni anuncia filiação ao PP e reforça liderança progressista

Prefeito mais jovem do MS justifica filiação ao partido da senadora Tereza Cristina

Por Redação em 25/02/2025 às 22:03:00
Foto: Aquivo RB tempo Real

Foto: Aquivo RB tempo Real

RIO BRILHANTE: Nesta terça-feira (25), a imprensa repercute a mudança de partido do atual prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, que deixa o MDB e se filia ao PP.

Em conversa com a reportagem do Rio Brilhante em Tempo Real, Lucas explicou os motivos da troca partidĂĄria.

"Principalmente pelo fato de criar novas lideranças polĂ­ticas e o espaço da senadora Tereza Cristina ter aberto também para essas novas lideranças. O time de prefeitos e prefeitas, o tamanho da competĂȘncia deles no partido... O PP acaba sendo um partido com o qual me identifico pelos posicionamentos, pela referĂȘncia da Tereza, pelo perfil polĂ­tico dela e, principalmente, pelo fato de ela ser uma grande lĂ­der, uma pessoa da minha extrema confiança e quem eu tenho admiração", afirmou o prefeito.

A cerimônia de filiação estĂĄ prevista para ocorrer no dia 8 de março, em Rio Brilhante, com a presença da senadora Tereza Cristina.

Histórico polĂ­tico e domĂ­nio partidĂĄrio no MS

Aos 29 anos, Lucas Foroni é o prefeito mais jovem de Mato Grosso do Sul e estĂĄ em seu segundo mandato, tendo sido reeleito nas eleições de outubro passado com 16.148 votos vĂĄlidos, o que representa 83,66% do eleitorado rio-brilhantense.

Atualmente, o PP comanda a Câmara Municipal de Rio Brilhante, que tem como presidente o vereador José Maria Caetano de Souza, o No.

Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, foi eleita senadora por Mato Grosso do Sul em 2022, com 829.149 votos.

Levantamento do Correio do Estado revela que PSDB e PP comandam 56 câmaras municipais em Mato Grosso do Sul, sendo 32 do PSDB e 24 do PP, o que representa quase 70% das casas legislativas do estado.

Além disso, os dois partidos ocupam vice-presidĂȘncias em 37 das 79 câmaras municipais24 do PSDB e 13 do PP – e possuem cargos nas mesas diretoras de 73 casas legislativas, sendo 44 do PSDB e 33 do PP.

Os nĂșmeros evidenciam o domĂ­nio polĂ­tico das siglas, tanto no Poder Legislativo municipal, quanto no Executivo, onde PSDB e PP governam 61 dos 79 municĂ­pios do estado – 43 pelo PSDB e 18 pelo PP.

Fonte: Rio Brilhante em Tempo Real

Comunicar erro
Mulher Maracaju

ComentĂĄrios

Cassilandia
Volta as aulas RB