Foto: Assessoria
Na última sessão ordinĂĄria, realizada no dia 11 de março, o vereador Adavilton Brandão apresentou a indicação 68/2025, propondo a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com DeficiĂȘncia em Sidrolândia. O objetivo é assegurar o pleno exercício dos direitos sociais e coletivos desse grupo, criando um espaço onde suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.
"É somente após a criação deste importante Conselho que poderemos convocar conferĂȘncias sobre os direitos das Pessoas com DeficiĂȘncia, entre outras atividades fundamentais para a promoção e defesa desses direitos", afirmou Brandão.
A proposta prevĂȘ que o conselho tenha funções consultivas, deliberativas, fiscalizadoras e normativas, trabalhando de forma integrada com a Secretaria Municipal de Cidadania e AssistĂȘncia Social.
"A formação deste conselho é uma medida essencial para garantir a defesa e promoção dos direitos de cidadania, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população com deficiĂȘncia", enfatizou o vereador.
A maioria dos municípios do estado jĂĄ conta com conselhos municipais voltados para essa questão. A iniciativa representa um avanço significativo nas políticas públicas de inclusão e no controle social, permitindo a participação ativa da sociedade civil para garantir a efetivação dos direitos das pessoas com deficiĂȘncia.
Fonte: Assessoria Câmara M. Sidrolândia