Ver. Junior Coringa(MDB)/Foto: Assessoria
O Vereador Junior Coringa recebe com satisfação parcial o parecer favorável da Procuradoria da Câmara Municipal para a abertura da CPI do Transporte Público.
Em que pese não ter conhecimento do parecer por completo, apenas tomado conhecimento pela imprensa, ao analisar tecnicamente a decisão, o parecer aparentemente não contempla de forma plena o pedido original, pois o principal ponto que deveria ser investigado como fato determinado – a quebra do contrato pelo Consórcio Guaicurus – não foi incluído.
Nosso requerimento apontava diversos indícios de descumprimento contratual, como superlotação, reajustes abusivos na tarifa, idade média da frota de ônibus, falta de manutenção adequada, falta de contratação do seguro civil e precariedade dos serviços. Entretanto, o parecer não deu um encaminhamento favorável para que esse ponto fosse investigado, o que consideramos uma limitação na condução da CPI.
Além disso, esperávamos que a investigação fosse baseada no nosso requerimento, e não no do Vereador Dr. Lívio, já que o pedido de Junior Coringa foi protocolado primeiro e, conforme o Regimento Interno, o requerimento apresentado posteriormente deveria ter sido considerado prejudicado.
Mesmo diante dessa situação, reconhecemos que a abertura da CPI já representa um passo importante na busca por transparência e melhorias no transporte público. "Acredito que, como iniciei as tratativas, articulando as assinaturas e mobilizando os vereadores para a criação da Comissão, espero ser indicado pela Casa para presidir a CPI e garantir uma investigação rigorosa e independente.
O compromisso com a verdade e com a população de Campo Grande continua!
Vereador Junior Coringa (MDB)