G1
Coca-Cola, Honda e Unilever estão na lista de quase 100 companhias divulgada pelo movimento 'Stop hate for profit', que propõe boicote ao Facebook. Starbucks e Ford não aparecem na relação, mas tomaram medidas semelhantes às citadas. Logomarca do FacebookDado Ruvic/Reuters/ArquivoUma campanha de boicote ao Facebook começou nos últimos dias nos Estados Unidos para pressionar a empresa - que também é dona do Instagram - a tomar medidas mais rígidas contra postagens que contenham discursos de ódio.Por que gigantes suspenderam publicidade nas redes sociaisGigantes como Unilever e Verizon anunciaram uma pausa temporária nos anúncios pagos - principal fonte de receita - na rede social na última sexta-feira (26). Elas têm sido seguidas por outras companhias e algumas também estenderam a medida ao Twitter e ao YouTube.Nem todas afirmam estar aderindo à campanha "Stop hate for profit" ("Dê um Basta no Ódio por Lucro", em tradução livre), que divulgou em seu site uma lista de quase 100 empresas que, segundo os organizadores, endossaram o movimento que pede boicote em publicidades no Facebook no mês de julho. Eles pretendem conquistar apoio global.A relação não inclui a rede de cafeterias Starbucks, que, no último domingo, também anunciou vai parar de comprar anúncios em redes sociais, mas, segundo reportagem da CNBC, não se juntaria oficialmente à campanha. Veja empresas que aderiram à campanha ou, de forma independente, anunciaram pausa em anúncios pagos em redes sociais:AdComplyRxAdventure JournalArc'teryxArcanist PressArka Pana ConsultingArtbees SoftwareAspen SnowmassAtlas Pet CompanyBabyEcoTrends.comBirchboxBlurry Bits PhotographyBwritrCityAdvisorClimate RideCoca-ColaCoolidge Corner Theatrecove.toolDashlanedaviesnowDermatonicsDETH KULTDiageoDockersecoRI NewsEddie BauerEdinburgh EventsEILEEN FISHEREqual EntranceFordFSAstore.comGerardoGIN - Greater Inflight NetworkHaven LifeHeidi HowarthHigherRingHondaHoudini SportsweariHerbIpsun SolarJanSportKush QueenLas Vegas Food and Wine FestivalLendingClubLevi'sLifestrawLimeadeLocal PostalLockdowneconomy - UKlululemonMagnolia PicturesManelikMatte PRMECMenlo JazzerciseMindful QAModern FarmerMozillaNonbeenary DesignsOpenWorksBmorePatagoniaPatagonia ProvisionsPearBudgetPeter TogelPLAZMRead Between the Wines Podcast BBCREIReVision EnergySharperTradesSocial Work Test PrepSomoto Canyon ToursSortyourfutureSourceSparkChargeSpiders and MilkStarbucksSVBTalkSpaceThe Carbon Literacy ProjectThe Hershey CompanyThe Jewish BoardThe North FaceThriving DesignTrashPandasTVOfficialUnileverUNLIT® The Hangover Recovery DrinkUpworkVerizonViberVoicebrookWestern Environmental Law CenterwettribewherewemetWillow Lane CollectiveWoven TrendsZoeFinancialO que diz o FacebookNa sexta-feira (26), o Facebook anunciou que começaria a rotular publicações com potencial de causar dano ou desinformação.O fundador da empresa, Mark Zuckerberg, também disse que vai proibir anúncios que digam que "pessoas de raças, etnias, nacionalidades, religiões, castas, orientações sexuais, identidades sexuais ou status de imigração específicos" são uma ameaça aos demais.Com uma perda de US$ 56 bilhões (R$ 306,8 bilhões) do valor de mercado do Facebook na última sexta, quando as ações caíram 8% na bolsa de Nova York, Zuckerberg viu sua fortuna diminuiu em US$ 7,2 bilhões (R$ 39,4 bilhões), segundo a agência Bloomberg.