Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Futebol

Audiência aumenta, Corinthians faz história e futebol feminino dá salto em 2020


Em um ano atípico para o esporte, com a paralisação de jogos e treinos devido à pandemia da Covid-19, o futebol feminino registrou mudanças importantes. Depois de assistirem ao recorde de transmissão da Copa do Mundo de 2019 na França, os brasileiros passaram a dar mais atenção aos times femininos e acompanhar com afinco os torneios. A final do Campeonato Brasileiro de 2020 foi transmitida por rádio, televisão aberta e internet. O Twitter registrou o triplo de audiência durante a competição nacional em relação ao ano passado (5 milhões de pessoas assistiram a pelo menos um jogo do Brasileirão 2020 contra cerca de 1,5 milhão de espectadores em 2019). Quem está neste meio há bastante tempo acredita que o balanço é positivo e vê um cenário animador pela frente. "Tínhamos muita expectativa para este ano, principalmente depois da Copa do Mundo, do interesse das pessoas em conhecer mais a seleção brasileira e a chegada de uma treinadora renomada [Pia Sundhage]. Mas veio a pandemia e frustrou muito os planos. Porém, acredito que a gente fecha o ano com um saldo muito positivo. Acho que estamos em uma crescente. Não vejo mais como a modalidade retroceder. Daqui para a frente, é só conquistas", acredita Roberta Nina, uma das idealizadoras do blog Dibradoras, que faz sucesso nas redes sociais com a cobertura do futebol de mulheres.

Muito do reconhecimento e da grande audiência da modalidade veio de cima. Em setembro, logo depois que as competições foram retomadas após a parada provocada pela pandemia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou as ex-jogadoras Aline Pellegrino e Duda Luizelli como coordenadoras de competições femininas e da seleção brasileira, respectivamente. Incluir mulheres no quadro da modalidade era um pedido antigo e passou o recado de que a entidade máxima do futebol nacional olharia com mais carinho para as meninas. Depois disso, a CBF igualou o pagamento de treinos para homens e mulheres, colocou as fases finais do Brasileirão em grandes estádios e anunciou o uniforme próprio da seleção feminina pela primeira vez na história.

Leia também

Ranking da Fifa: Seleção brasileira feminina termina ano em oitavo

Fifa The Best: Megan Rapinoe aparece na seleção do ano sem ter atuado em 2020

Jogadora se recusa a homenagear Maradona e recebe ameaças de morte

Referência no Internacional e na história da modalidade no país, a gaúcha Luizelli já olha para 2021. "Com toda nossa experiência, é importante fazermos parte desse processo. Estamos aqui tentando desenvolver o futebol feminino em todas as nossas categorias, desde o sub-17 até a principal. É um processo de evolução. A principal meta para 2021 é ter um calendário junto com competições e seleções durante todo o ano, para que a gente possa organizar nossos jogos amistosos e os clubes se prepararem para que as atletas cheguem cada vez melhores nas seleções. Estamos com as datas Fifa praticamente todas agendadas para garantir melhores condições para a Olimpíada", declarou a ex-colorada à Jovem Pan.

Apesar do cenário esperançoso, nem tudo são flores. Ainda falta muito para o futebol feminino no Brasil. "Estamos comemorando muito a visibilidade e os feitos de grandes centros. É bacana ver o Campeonato Paulista se desenvolvendo, mas não vemos o mesmo no Rio de Janeiro. Belo Horizonte também teve muitos problemas com o estadual de lá. E cadê o Nordeste? Cadê o Norte? Precisamos muito melhorar a estrutura dos clubes e fazer com que eles invistam na modalidade e tratem as jogadoras como profissionais. Não tratem como despesa, mas como oportunidade", ressalta Nina. Questionada sobre as ações que a CBF fará para igualar as oportunidades pelo Brasil, Luizelli foi sucinta. "Temos visto as federações praticamente todas fazendo campeonatos regionais, uma vez que os regionais dão vaga para a Série A2 do Brasileiro. Certamente as federações estão se espelhando nas que são modelos, como a de São Paulo. Acho que, pouco a pouco, "step by step", como fala a Pia, nós vamos fazer um futebol feminino mais forte", finalizou.

Corinthians é o exemplo a ser seguido

O time feminino do Corinthians comemora a conquista do Brasileirão de 2020

O time feminino do Corinthians é uma verdadeira máquina. Em 2019 a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias foi campeã da Copa Libertadores, do Paulista, vice do Campeonato Brasileiro e alcançou o feito mundial de time com mais vitórias consecutivas (34) entre masculino e feminino. Nesta temporada, foram 32 jogos, 27 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, tendo marcado 98 gols e sofrido 18. Conquistou o bicampeonato Brasileiro contra o Avaí/Kindermann e se vingou da Ferroviária, para quem perdeu o nacional do ano passado, ao aplicar uma goleada de 5 a 0 na final do Paulistão. Todo esse sucesso não vem à toa. "É fruto de muito trabalho e dedicação no dia a dia. Vontade de vencer a todo momento e a ambição de fazer história no Corinthians", conta a lateral-direita Katiuscia.

A atleta de 26 anos diz como é viver esse momento de glórias na equipe paulista. "Para mim é excepcional. O Corinthians está escrevendo a história dentro da modalidade, e fazer parte de tudo isso é muito gratificante." O dominante time alvinegro teve cinco jogadoras chamadas na última convocação da seleção brasileira: Erika, Tamires, Ingryd, Andressinha e Adriana. A fim de não ficarem para trás, Palmeiras, Santos e São Paulo formaram equipes competitivas em 2020. Tricolor e Verdão chegaram às semifinais do Brasileiro. O Peixe parou nas quartas, que também teve a presença de outros dois clubes de massa (Grêmio e Internacional). Mas, apesar do momento positivo, Katiuscia reconhece que ainda é necessário um investimento na base para que o futebol feminino evolua ainda mais. "Falta bastante coisa ainda, mas uma das que eu destacaria é desenvolver o futebol feminino nas escolas, desenvolver isso em eventos para que as crianças tenham acesso ao futebol", finaliza.

Gazeta

Futebol Cbf Copa Do Mundo De 2019 Corinthians Dibradoras Duda Luizelli Futebol Feminino Futebol Feminino Em 2020 Katiuscia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!