Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Domènec Torrent

Paulo Sousa, Renato, Ceni ou Dome? Veja quem teve melhor aproveitamento no Flamengo após era Jorge Jesus


Jorge Jesus marcou uma era no Flamengo. Além de conquistar praticamente todos os títulos possíveis entre 2019 e 2020, o “Mister” encantou a torcida ao fazer o Rubro-Negro praticar um excelente futebol, “sobrando” no cenário nacional. Quase dois anos após a saída do português, a diretoria do flamenguista já teve quatro treinadores, mas não conseguiu satisfazer seus anseios e recuperar a magia do time de JJ. Até o momento, passaram pela Gávea o espanhol Domènec Torrent e os brasileiros Rogério Ceni e Renato Gaúcho, além do também lusitano Paulo Sousa – o último foi demitido na quinta-feira passada e será substituído por Dorival Júnior. Mas, afinal, quem teve o melhor aproveitamento de pontos no clube depois da saída de Jorge Jesus?

O primeiro treinador a ser contratado após a saída de Jorge Jesus foi Domènec Torrent, ex-auxiliar do badalado Pep Guardiola e profissional que colecionava uma passagem pelo New York City (EUA). Apesar da alta expectativa, o espanhol foi quem teve a passagem mais curta entre os sucessores do “Mister”. Sem conseguir emplacar no Brasileirão 2020 e longe de repetir o sucesso do português, ele foi demitido após 26 partidas, acumulando 15 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, um aproveitamento de 64,1% dos pontos. Para o seu lugar foi chamado o também iniciante Rogério Ceni, que estava fazendo um excelente trabalho no Fortaleza.

Dos quatro técnicos que passaram pela Gávea neste período, Rogério Ceni foi quem teve o pior aproveitamento. Em 45 partidas à frente do Rubro-Negro, o técnico conseguiu 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, ou seja, 59,3% dos pontos. O desempenho, por outro lado, foi o suficiente para ganhar o Brasileirão (2020), a Supercopa do Brasil (2021), a Taça Guanabara (2021) e o Carioca (2021), sendo o único a levantar troféus após a saída do Mister. Na madrugada de 10 de julho do ano passado, porém, Ceni acabou sendo demitido em meio ao mau momento da equipe no Nacional e o vazamento de um áudio de um funcionário.

Logo após decidir pela saída de Rogério Ceni, a alta cúpula flamenguista optou por fechar com Renato Portaluppi até o fim da temporada passada. Eliminado na Copa do Brasil para o Athletico Paranaense, o treinador não conseguiu fazer o Flamengo acompanhar o ritmo do Atlético-MG no Brasileirão e ainda ficou com o vice na Libertadores diante do Palmeiras. Gaúcho, no entanto, encerrou sua passagem como o técnico de melhor percentual de pontos aproveitados desde Jorge Jesus. Ao todo, o folclórico técnico dirigiu a equipe em 38 duelos, conquistando 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas – 72,8% dos pontos.

Para a temporada atual, o presidente Rodolfo Landim e os diretores Marcos Braz e Bruno Spindel apostaram na contratação do português Paulo Sousa, que precisou pagar uma multa de R$ 2 milhões para sair da seleção polonesa. Na equipe carioca, porém, o treinador não “ganhou” o elenco, tendo dificuldades para administrar um plantel vitorioso e prosseguir com o processo de reformulação do time. Depois de perder a decisão do Carioca para o Fluminense, o lusitano começou mal o Brasileirão, deixando a equipe na 14ª colocação. Ao todo, foram 31 partidas do Mengão sob a batuta de Paulo Sousa, com 18 vitórias, 6 empates e 7 derrotas – 64,5% dos pontos.

Aproveitamento dos treinadores do Flamengo após saída de JJ:

 

Gazeta

Futebol Domènec Torrent Flamengo Jorge Jesus Paulo Sousa Renato Gaúcho Rogério Ceni

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!