Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Politica

Contar aponta necessidade de Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no Estado


O deputado estadual Capitão Contar apresentou, nesta quarta-feira (05), uma proposição para a implantação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção em Mato Grosso do Sul. A criação de uma unidade exclusiva para investigar crimes de corrupção traria recursos federais para o Estado, além de desafogar as demais delegacias, dando mais agilidade e prioridade às ações.

A publicação da Portaria n° 631/2019, no DOU (Diário Oficial da União), no dia 9 de julho de 2019, esclarece que a instalação de unidades dedicadas exclusivamente ao combate à corrupção é um dos critérios que o Governo Federal leva em conta ao calcular os percentuais do Fundo Nacional de Segurança Pública a que cada unidade da federação tem direito.

De acordo com a Portaria, 5% do Fundo serão rateados entre as unidades da federação que "fomentarem a criação e efetivo funcionamento, nas Polícias Civis, de unidades dedicadas exclusivamente ao combate à corrupção".

Com isso, o parlamentar Capitão Contar alerta, "ocorre que até o presente momento não houve a criação da estrutura para a realização dos trabalhos, o que é preocupante, pois, além de inúmeras outras questões que envolvem a implantação da Delegacia Especializada, podemos perder um recurso importantíssimo para o Estado".

Sem a efetivação da delegacia especializada de combate à corrupção, Mato Grosso do Sul deixará de receber recursos federais. Até o momento, Amazonas, São Paulo, Amapá, Alagoas e Bahia também não atenderam a exigência do Ministério da Justiça e Segurança Pública para obter o aporte. Ao todo, o Brasil conta com 37 unidades em funcionamento, distribuídas em 21 estados.

"Portanto, apresento esta indicação com a finalidade de solicitar as medidas necessárias para que o Departamento de Repressão à Corrupção seja uma realidade para Mato Grosso do Sul, assim como já existe na maioria dos estados da Federação", finaliza Contar.

Região MS Noticias

capitão contar politica corrupção região ms noticias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!