Campanha Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida!

Por PC/MS em 06/01/2021 às 12:37:45
A Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da PolĂ­cia Civil (Ceapoc/PC) convida todos os servidores a uma reflexão sobre saĂșde mental no mĂȘs de janeiro, através da campanha Janeiro Branco. A campanha tem como objetivo convidar os servidores a fazer reflexões sobre sua saĂșde mental, para a conscientização de como é importante prevenir adoecer emocionalmente.

È necessĂĄrio que os policiais exercitem uma autorreflexão sobre como andam suas emoções, pensamentos, sentimentos, seu sentido de vida. A profissão policial por sua natureza tem diversos fatores que colaboram com o estresse laboral, situações limites que exigem não apenas resistĂȘncia fĂ­sica, mas muitas vezes um esforço mental para lidar com as ocorrĂȘncias.

É diĂĄrio ver o sofrimento alheio, o desespero de uma vĂ­tima, a ignorância humana estampada num algoz. Risco de morte, acidentes de trabalho, locais de crime, dentre outros. Sendo assim, sensibilizar e conscientizar nossos policiais de que não é frescura procurar suporte psicológico, falar de como se sentiu em determinada ocorrĂȘncia ou local de crime, também é parte dessa campanha.

Portanto, esse é o convite da Ceapoc: reflita sobre sua vida, suas emoções, sentimentos e pensamentos, fale sobre sua saĂșde mental e se sentir necessidade procure nossa equipe ou um profissional capacitado de sua escolha. A Ceapoc estĂĄ à disposição de todos os servidores e seus familiares para orientação sobre o tema. A coordenadoria possui trĂȘs setores (Capelania, Serviço Social e Psicologia) que trabalham harmonicamente e em conjunto.

No ano de 2020 a Ceapoc realizou aproximadamente 500 atendimentos (entre plantão psicológico, acolhimento e orientação psicossocial, encaminhamento a médico especializado, acompanhamento espiritual a policiais presos e aconselhamento pastoral, serviços oferecidos aos policiais e seus familiares), além de visitas à delegacias, palestras, lives com temas relacionados à saĂșde mental, agendamento de BIM"s, CAT, devocional espiritual realizado em delegacias, visita hospitalar a policiais e familiares. Contudo, muitos servidores que estão adoecidos ainda são resistentes em buscar ajuda psicológica. A Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da PolĂ­cia Civil estĂĄ disponĂ­vel 24 horas por dia para quem necessite atendimento.

Fonte: Região MS Noticias

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios