Itaporã: consumidores reclamam de comerciantes e funcionários que atendem sem máscara

A vigilância Sanitária está atendendo às denúncias através do telefone da Gerência Municipal de Saúde 3451-4406

Por Itaporã News em 22/04/2021 às 10:31:28
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Diante da pandemia do covid-19 que já vitimou 27 pessoas no município de Itaporã, a reportagem do site Itaporã News, obteve reclamações de consumidores de Itaporã, onde relataram que alguns comércios do município de Itaporã, funcionários estão atendendo sem o uso obrigatório da máscara.

Diante destes fatos a reportagem, manteve contato com o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Itaporã Paulo Sergio F. Vieira, onde mesmo disse que a Vigilância Sanitária está atuando através de denúncias feitas pela população e comerciantes do Município conforme o Decreto N° 077 /2021.

Paulo explicou que o controle quanto ao fluxo de clientes fica sob a responsabilidade do estabelecimento comercial, e o descumprimento das normas previstas no Decreto acarretará as devidas penalidades legais. O não cumprimento dessas exigências configura infração sanitária por descumprimento cabíveis nos termos do Art. 325 da Lei Estadual nº 1.293/92 com penalidades previstas no art. 341, inciso XXXIII da Lei Estadual nº 1.293/92, podendo resultar em multa e processo administrativo. A vigilância Sanitária está atendendo às denúncias através do telefone da Gerência Municipal de Saúde 3451-4406.

O prefeito Marcos Pacco disse a reportagem do Itaporã News: "Precisamos da colaboração de todo o comércio de Itaporã, para que não permitam aglomerações, e nem a entrada de pessoas sem o uso de máscaras nas dependências de seus estabelecimentos. Pois esta é a única forma de evitar a contaminação, fazendo o uso desse EPI" .

Por fim, o Secretário de Saúde Wilson Dias, acrescentou: "É necessário praticar o distanciamento social, e o uso de máscaras. Precisamos do apoio de toda a população em relação a isso. As vacinas estão chegando, a cada semana temos mais Itaporaenses vacinados, porém mesmo ao ser imunizado, é preciso se cuidar", finalizou.

Uso de máscara

De acordo com especialistas em saúde pública, a máscara impede que as gotículas de saliva de um portador do vírus sejam expelidas no ambiente e, consequentemente, evita que outras pessoas entrem em contato com a superfície contaminada.

Um exemplo prático é o balcão de uma loja, de um escritório, ou até de uma mesa. Sem a máscara, uma pessoa contaminada, ao falar, expele gotículas de saliva que ficam sob essa superfície. Outra pessoa, ao tocar nessa superfície e depois levar a mão aos olhos, nariz ou boca, acaba sendo contaminada. Já com o uso da máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido e, assim, "Eu cuido de você e você cuida de mim".

Comunicar erro
Funcerb RB

Comentários