Agosto Dourado: mês marca incentivo ao aleitamento materno

Nutricionista dá orientações e dicas para as mamães sobre o que a OMS considera como "alimento de ouro" para saúde dos bebês

Por Redação em 11/08/2021 às 12:54:52

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – Enani, apesar do crescimento dos indicadores de aleitamento materno no Brasil, dados apontam que menos da metade, 45,7%, das crianças com menos de seis meses de vida recebem o aleitamento como alimento exclusivo. Já os índices de aleitamento materno continuado aos 12 meses (crianças de 12 a 15 meses) foi de 53,1%. O estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro avaliou 14.505 crianças brasileiras menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.

Para ajudar os familiares e as mães em amamentação e desmistificar crenças populares, a nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Cibele Câmara, respondeu dúvidas corriqueiras no período da amamentação:

1) O que comer quando se está amamentando?

Primeiro devemos ressaltar que a mulher em lactação deve manter uma dieta saudável e equilibrada, o mais in natura possível.

Realizar uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, carboidratos integrais, proteínas de origem animal bem cozidas, evitando a contaminação da mãe por micro-organismos presentes em carnes mal cozidas. E consumir bastante água.

2) O que não comer (ou evitar) na amamentação?

As mamães devem evitar a ingestão de alimentos industrializados e com alto teor de gordura e sódio. Devem evitar também o consumo de frituras, de alimentos embutidos, refrigerantes, doces em geral e bebidas alcoólicas.

3) Como evitar as cólicas do bebê durante a amamentação?

O único alimento em que há estudos relacionados entre a dieta da mãe e a cólica nos bebês é o café, pois possui cafeína, então a ingestão de café deve ser controlada.

Sabemos que alimentos mais formadores de gases podem vir a contribuir com as cólicas dos bebês. Alimentos como: trigo, leite e derivados, algumas frutas, alguns legumes como repolho, couve, milho.

Mas cada dupla mãe-bebê tem suas particularidades, então a melhor forma é cada mulher com o tempo ir percebendo os alimentos que causam mais gases e as tão temidas cólicas.

4) Preciso de mais calorias durante a amamentação?

Sim, pois a lactante precisa produzir leite, e isso eleva o gasto calórico.

5) Preciso tomar mais água quando estou amamentando?

Sim, pois a o leite materno é composto em mais de 80% de água.

6) Eu adoro café: preciso evitar a cafeína?

Quando ingerida em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê, deixando-o mais alerta. Por isso, orientamos que a lactante não consuma mais de 3 xícaras de café por dia. Além da questão das cólicas já mencionada.

7) Posso consumir álcool durante a amamentação?

O álcool inibe o hormônio prolactina, que é responsável pela produção do leite, e ele também pode alterar o cheiro e o sabor do leite sendo assim recusado pela criança. Mais perigoso são as consequências diretas sobre o organismo da mãe. Uma pessoa alcoolizada perde os reflexos e a atenção, o que é muito arriscado se ela estiver cuidando de uma criança. E existem estudos que demonstram que ao expor crianças ao álcool através do leite materno pode causar reduções em suas habilidades cognitivas, observadas principalmente aos 6 a 7 anos de idade.

Uma última dica relevante para contribuir com os esclarecimentos do Agosto Dourado é sobre economia doméstica. Economizar fazendo as compras nos atacarejos. Segundo dados da Nielsen, hoje, mais de 60% dos lares brasileiros realizam pelo menos uma compra por ano em lojas no formato atacarejo (onde há vendas de produtos tanto no atacado quanto no varejo). E em Mato Grosso do Sul, o Grupo Pereira possui sete lojas nesta modalidade, com a bandeira Fort Atacadista.

As lojas estão localizadas em Campo Grande e cumprem todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – R. Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço

Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 87 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e oito lojas do SempreFort (varejo farmacêutico). O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que já conta com mais de 430 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

Fonte: Sato Comunicações

Comunicar erro
Funcerb RB

Comentários