CCJR aprova Emenda e projeto de Capitão Contar para ampliar transparĂȘncia avança na Alems

O principal objetivo da proposta Ă© incluir procedimentos mais objetivos e ĂĄgeis para garantir o direito ao acesso à informação

Por Redação em 12/08/2021 às 18:49:50
Dep. capitão Contar/Crédito Foto: Luciana Nassar

Dep. capitão Contar/Crédito Foto: Luciana Nassar

A transparĂȘncia na gestão pĂșblica é sempre apontada como uma das prioridades da população e estĂĄ determinada pelas Leis brasileiras. No entanto, percebe-se que o cumprimento dessas normas, não acontece de forma integral.

Na busca por aperfeiçoar os mecanismos de acesso às informações e ampliar a transparĂȘncia na gestão pĂșblica, o Deputado Estadual Capitão Contar tem diversos projetos apresentados e que estão tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Dentre esses inĂșmeros projetos apresentados, teve parecer favorĂĄvel da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) no dia 11 de agosto, a Emenda Substitutiva Integral ao Projeto de Lei 212/2020, que altera e acrescenta dispositivos à Lei nÂș 4.416 de 16 de outubro de 2013, que dispõe sobre o acesso à informação no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo da proposta é incluir procedimentos mais objetivos e ĂĄgeis para garantir o direito ao acesso à informação, de forma clara, com acesso às peças principais das contratações, facilitando e incentivando a participação da população na fiscalização do Poder PĂșblico.

A proposta jĂĄ havia sido apreciada no PlenĂĄrio da Casa de Leis, mas retornou à comissão por conta da adição da Emenda Substitutiva Integral que mudou substancialmente seu texto, tirando pontos significativos. Mesmo assim, o projeto ainda representa um avanço na ampliação da transparĂȘncia nos atos do Poder Executivo.

"Aprovar o PL 212/2020 significarĂĄ mais um avanço na minha missão incansĂĄvel de busca por transparĂȘncia, de seriedade na aplicação do dinheiro pĂșblico, para que os mesmos, sejam empregados de forma correta e cheguem nos serviços essenciais. É com transparĂȘncia e fiscalização que vamos fechar as torneiras da corrupção", defende Contar.

Após aprovação na CCJR, o projeto serĂĄ pautado para uma nova discussão e votação no PlenĂĄrio da Casa de Leis.

Para conhecer o texto completo do projeto, acesse o link: http://capitaocontar.com.br/projetos/altera-e-acrescenta-dispositivos-a-lei-no-4-416-de-16-de-outubro-de-2013-que-dispoe-sobre-o-acesso-a-informacao-no-ambito-do-estado-de-mato-grosso-do-sul-nos-termos-que-especifica-e-da-outras-prov/

Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Capitão Contar

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios