Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Politica

Mato Grosso do Sul contará com mais 17 Salas Lilás neste ano

O Estado de Mato Grosso do Sul conta com outras 12 (doze) Delegacias de Atendimento à Mulher


Mato Grosso do Sul é um Estado pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, especialmente no que tange às polĂ­ticas pĂșblicas de enfrentamento à violĂȘncia. A Delegacia de Atendimento à Mulher de Campo Grande foi implantada no ano de 1986, destacando-se como a segunda do Brasil (a primeira foi na cidade de São Paulo, em 1985). E antes mesmo da criação do primeiro organismo nacional de polĂ­ticas para mulheres no Governo Federal (2002/2003), o Estado também jĂĄ contava com um órgão estadual para gestão das polĂ­ticas pĂșblicas para mulheres, desde 1999.

A polĂ­tica estadual de enfrentamento à violĂȘncia contra mulheres, portanto, vem sendo construĂ­da ao longo dos anos de forma transversal, intersetorial e integrada entre as pastas da Segurança PĂșblica e da PolĂ­tica para Mulheres, o que garante o olhar de gĂȘnero nas propostas e fortalece os órgãos especializados de atendimento.

"Encerraremos esse ano atĂ­pico de 2021, quando a pandemia foi ainda mais cruel com mulheres em isolamento social sofrendo em silĂȘncio a violĂȘncia doméstica, com praticamente metade dos municĂ­pios do Estado com equipamentos especializados para atendimento às mulheres e meninas em situação de violĂȘncia nas Delegacias de PolĂ­cia, que são a principal porta de entrada na rede municipal e o primeiro passo para a responsabilização criminal do autor da violĂȘncia: são 13 municĂ­pios com Delegacias de Atendimento à Mulher e 25 Salas LilĂĄs nas Delegacias de PolĂ­cia, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à violĂȘncia contra mulheres", informa a subsecretĂĄria de Estado de PolĂ­ticas para Mulheres, Luciana Azambuja.

A subsecretĂĄria lembra que a determinação para que DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campo Grande, passasse a funcionar 24h por dia, ininterruptamente, inclusive em finais de semana e feriados, foi uma das primeiras providĂȘncias do governador Reinaldo Azambuja assim que eleito, além de atender uma antiga demanda de mulheres e movimentos sociais – e permitiu a inauguração da primeira Casa da Mulher Brasileira do paĂ­s, em fevereiro/2015, constituindo-se num marco histórico.

O Estado de Mato Grosso do Sul conta com outras 12 (doze) Delegacias de Atendimento à Mulher, localizadas em municĂ­pios-polo regionalizados, com a competĂȘncia de "atender, investigar e apurar as ocorrĂȘncias policiais nos delitos referentes à integridade fĂ­sica e moral da mulher, incluindo todos os crimes sexuais contra a mulher e registrar e apurar crimes de assédio sexual contra a mulher", como se vĂȘ do Decreto nÂș 11.485, de 26 de novembro de 2003, que criou e reordenou as unidades nos municĂ­pios de Aquidauana, Coxim, FĂĄtima do Sul, Jardim, NaviraĂ­, ParanaĂ­ba, Dourados, CorumbĂĄ, Ponta Porã, Nova Andradina e TrĂȘs Lagoas. Em 2020 foi inaugurada a DAM Bataguassu.

Para os municĂ­pios que não possuem as DAM (Delegacias de Atendimento à Mulher), mas que concentram altos Ă­ndices de ocorrĂȘncia por violĂȘncia doméstica, a alternativa foi a criação das chamadas "Salas LilĂĄs", visando oferecer atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violĂȘncia, incluindo atendimento também para crianças (de ambos os sexos) e meninas adolescentes, que tenham tido seus direitos violados, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denĂșncias, jĂĄ que as mulheres teriam um espaço exclusivo para o atendimento.

A primeira "Sala LilĂĄs" do Estado foi inaugurada no IMOL de Campo Grande, em novembro/2017, inspirada no modelo existente no Rio Grande do Sul, estruturada com recursos próprios do governo estadual e emenda parlamentar do deputado estadual Rinaldo Modesto. Em janeiro/2018 a Subsecretaria de Estado de PolĂ­ticas PĂșblicas para Mulheres iniciou tratativas com a Delegacia-Geral de PolĂ­cia Civil, para implantação do conceito das Salas LilĂĄs nas delegacias dos municĂ­pios de pequeno e médio porte, com objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados às mulheres em situação de violĂȘncia.

Em 2019 foram inauguradas as Salas LilĂĄs nas Delegacias dos municĂ­pios de Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro. Em 2020 houve a inauguração da Sala LilĂĄs de Maracaju, Terenos e Bonito. Em 2021 serão inauguradas, nos meses de novembro e dezembro, mais 17 (dezessete) unidades nos municĂ­pios de Água Clara e Costa Rica – emendas parlamentares do deputado estadual Antonio Vaz; Angélica e Anaurilândia
– emendas parlamentares do deputado estadual Barbosinha; LadĂĄrio e Camapuã – emendas parlamentares do deputado estadual Evander Vendramini; DeodĂĄpolis e Glória de Dourados – emendas parlamentares do deputado estadual Cabo Almi; Eldorado e Iguatemi – emendas parlamentares do deputado estadual Lidio Lopes; Bandeirantes – emenda parlamentar do deputado estadual Lucas de Lima; Sonora e Chapadão do Sul – emendas parlamentares do deputado estadual Marcio Fernandes; Miranda – emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Kemp; Caarapó e Amambai – emendas parlamentares do deputado estadual Renan Contar; Paranhos – emenda parlamentar do deputado estadual Prof. Rinaldo Modesto.

A subsecretĂĄria de Estado de PolĂ­ticas para Mulheres, Luciana Azambuja, informa que "essas novas Salas LilĂĄs possibilitarão maior conforto e segurança para mulheres vĂ­timas de violĂȘncia no momento do registro do boletim de ocorrĂȘncia, humanizando o atendimento, incentivando o rompimento do ciclo da violĂȘncia e encorajando a procura por direitos e o acesso à justiça. Ademais, ao oferecer atendimento qualificado e especializado, ampliamos e fortalecemos a rede de atendimento existente no municĂ­pio. Importante também ter presente que esses equipamentos atendem de forma diferenciada crianças (de ambos os sexos) e adolescentes meninas que forem vĂ­timas de violĂȘncia sexual e fĂ­sica, tornando menos traumatizante o comparecimento a uma delegacia de polĂ­cia após o crime sofrido. Vamos trabalhar nas parcerias com a Assembleia Legislativa e com as Prefeituras Municipais para que todos os municĂ­pios sul-mato-grossenses tenham uma Sala LilĂĄs".

Finalizando, a subsecretĂĄria informa que estĂĄ prevista a inauguração da Sala LilĂĄs na Delegacia de PolĂ­cia Civil de Porto Murtinho para dezembro/2021, com recursos próprios do Estado: "Acompanhando a reestruturação dos equipamentos em decorrĂȘncia da rota bioceânica, a preocupação do Governo do Estado também se manifesta no atendimento especializado e qualificado para crianças, meninas e mulheres vĂ­timas de violĂȘncia, aportando recursos para a criação do espaço e promovendo a capacitação da rede municipal".

Cronograma de inaugurações das Salas LilĂĄs:

Caarapó – 22/nov

Amambai – 22/nov

Bandeirantes – 23/nov

Camapuã – 23/nov

Água Clara – 29/nov

Anaurilândia – 30/nov

DeodĂĄpolis – 1/dez

Glória de Dourados – 1/dez

Angelica – 3/dez

Costa Rica – 7/dez

Chapadão do Sul – 7/dez

Eldorado – 10/dez

Iguatemi – 10/dez

Porto Murtinho – 14/dez

Paranhos – 16/dez

LadĂĄrio – 21/dez

Miranda – 21/dez

Jaqueline Hahn Tente, Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic)

Fotos: Divulgação

Governo - MS

Violência Contra A Mulher Destaque2

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!