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Capitão Contar repudia aumento no valor da energia elétrica de MS

Capitão Contar já luta em defesa dos consumidores desde de 2019 quando fez o pedido de abertura para CPI Energisa na Assembleia Legislativa


Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

Após anúncio de que Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia autorizado um possível reajuste de cerca de 16% nas contas de energia elétrica dos consumidores sul-mato-grossenses, o deputado estadual Capitão Contar, apresentou indicação solicitando que a Aneel junto ao Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS – CONCEN/MS, para que fosse suspenso quaisquer reajustes de tarifas referentes à energia elétrica, tendo em vista o processo de recuperação econômica gradual que o país enfrenta neste momento.

"Considero esse novo aumento absurdo para o momento. Acabamos de sair de uma pandemia mundial, que deixou reflexos econômicos que ainda estão atingindo nossa economia, trazendo aumento de inflação e outros graves problemas que afetam diretamente o orçamento familiar. Neste sentido continuarei buscando todas as alternativas cabíveis para defender os consumidores sul-mato-grossenses", declarou Capitão Contar.

Capitão Contar já luta em defesa dos consumidores desde de 2019 quando fez o pedido de abertura para CPI Energisa na Assembleia Legislativa. O parlamentar foi o primeiro a propor uma CPI, coletou assinaturas dos outros deputados que mudaram de ideia e retiraram as assinaturas, impedindo a abertura. Quando finalmente foi instalada, Capitão Contar foi nomeado relator. Desde então enfrenta todos os obstáculos impostos para tentar barrar a CPI, inclusive recorreu à justiça pelo direito de manter a aferição dos relógios na instituição determinada pela CPI. No momento, a CPI está suspensa, mas será retomada no dia 2 de maio.

Durante a pandemia o parlamentar solicitou à Aneel a suspensão de possíveis reajustes tarifários, a ampliação dos prazos para regularização de contas em atraso dos consumidores da Energisa, cobrou providências quanto à demora e insuficiência dos canais de atendimento ao consumidor da energisa e também solicitou a isenção do ICMS das bandeiras tarifárias da conta de luz.

Ainda nesse período as despesas operacionais da Energisa diminuíram já que vários atendimentos passaram a ser online, equipes de cortes não precisaram fazer deslocamentos, inclusive, a empresa pode dispensar funcionários, diminuindo drasticamente as despesas. Além de economizar no período, a empresa bateu recordes de faturamento, ou seja, nada justifica um novo aumento neste momento.

Assessoria de Comunicação do Dep. Capitão Contar

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