35% dos vacinados contra Covid-19 não buscaram dose de reforço em Curitiba e prefeitura alerta sobre riscos

Por Redação em 20/07/2022 às 12:52:11

Quase 35% das pessoas vacinadas contra a Covid-19 não buscaram as doses de reforço em Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A ausência desse público tem preocupado as autoridades, que temem o retorno de casos mais graves da doença.

dose de reforço covid curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS

A capital aplicou quase 1,5 milhão de doses de reforço da vacina anticovid até a última sexta-feira (15), o que equivale a 64,9% da população que pode tomar o imunizante.

Em entrevista à Banda B, a infectologista da Prefeitura de Curitiba, Marion Burger, reforça a necessidade de as pessoas irem até uma unidade de saúde fazer a aplicação.

“A gente ainda pede que as pessoas que não fizeram o reforço da vacina pra Covid tenham consciência que, infelizmente, com a circulação grande do vírus há necessidade de fazer o reforço, porque a vacina assim como a doença não promove uma proteção muito longeva”, explicou.

Curitiba tem, de acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira (19), 5.718 casos ativos. A cidade registra em torno de 800 novos casos diários. A especialista lembra que, apesar da melhora nos indicadores da Covid-19, a pandemia ainda não acabou.

“A gente tem demonstrado uma melhora nos parâmetros da pandemia aqui em Curitiba, mas ainda estamos preocupados, porque como estamos no inverno essa é a época de maior circulação de bactérias e vírus. Entre todos esses, temos casos de gripe e temos tido também ainda muitos casos de Covid-19. Ter 800 a 900 casos diários de um só diagnóstico de infecção respiratória ainda é inaceitável”, disse.

Por fim, a médica destaca que a maioria dos casos observados hoje são leves e atribui isso à vacinação.

“A gravidade da doença tem se mostrado cada vez menor e, a medida que as pessoas estão aderindo a vacinação de reforço, a gente tem observado ainda menos internamentos e menos óbitos do que vimos no início de 2022”, citou.

No site Imuniza Já é possível conferir os horários e endereços das unidades de saúde que estão aplicando a vacina contra a Covid-19.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios