Eduardo Riedel: um gestor de sucesso com vontade de trabalhar pelo MS

Candidato ao Governo, ele traz sua experiĂȘncia na iniciativa privada para modernizar o Estado

Por Vânia Galceran em 26/08/2022 às 17:59:56
Eduardo Riedel/Foto: Saul Schramm

Eduardo Riedel/Foto: Saul Schramm

Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45) foi o artífice, nos últimos sete anos e meio, das políticas públicas que enxugaram a mĂĄquina administrativa do Estado, que implementaram a estratégia de municipalização das ações de governo e da interiorização dos investimentos, que levaram milhões de reais em investimentos aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Riedel é carioca de nascimento e sul-mato-grossense de coração, com fortes raízes em nosso estado e uma história de protagonismo e representatividade tanto no agronegócio quanto na gestão pública. Graduado em ciĂȘncias biológicas pela UFRJ é mestre em zootecnia pela UNESP e especialista nas ĂĄreas de gestão empresarial, pela FGV, e gestão estratégica, pelo instituto francĂȘs INSEAD. Em 1994, Riedel casou-se com Mônica e teve dois filhos: Marcela e Rafael.

Em 1995, após o falecimento de seu avô, Sebastião, mais conhecido como "Seu Tatão", Riedel assumiu a gestão da propriedade rural da família, em Maracaju. Com foco na gestão e na tecnologia, mudou o perfil produtivo da Fazenda Sapé – tornando-a referĂȘncia em governança familiar, sustentabilidade e diversificação por meio da produção de carne bovina e genética brangus, cana-de-açúcar, grãos, leite e avicultura de corte.

Mas foi a vontade de fazer mais pelo coletivo que levou Riedel a participar do Sindicato Rural de Maracaju até presidir a entidade em 1999. Seu perfil de liderança o transformou em presidente da Federação da Agricultura e PecuĂĄria de MS (FAMASUL) e, em seguida, diretor da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).

Seu destaque no segmento foi tão grande que Riedel foi considerando uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.

Em 2015, a convite do governador Reinaldo Azambuja, assumiu um desafio ainda maior e aceitou ser SecretĂĄrio de Governo. Na SEGOV, Riedel conduziu pessoalmente as mais importantes reformas realizadas no estado, tornando-o o mais enxuto do brasil e líder em transparĂȘncia. À frente desta secretaria por dois mandatos, Riedel cortou despesas, modernizou processos e liderou equipes de vĂĄrias ĂĄreas, em busca de mais eficiĂȘncia e resultado no serviço público. Foi assim que o Mato Grosso do Sul se tornou o 1o estado em crescimento, o 1o em investimento por habitante; o 2o em liberdade econômica; o 3o com o menor desemprego e o 5o com a menor taxa de pobreza do país.

Eduardo Riedel deixou a pasta em 2021 para assumir o cargo de SecretĂĄrio de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, com a missão de impulsionar o ciclo de desenvolvimento econômico, social e humano do Estado.

Durante a pandemia ele também presidiu o comitĂȘ gestor do programa de saúde e segurança na economia, o "Prosseguir", que teve papel fundamental tanto no controle da propagação da Covid no estado, quanto na retomada das atividades econômicas e nas políticas de auxílio para os mais carentes e, também, do setor produtivo pós-crise.

Após tantas experiĂȘncias, Riedel foi chamado para um novo grande desafio: ser candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e disputar, pela primeira vez, um cargo eletivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Eduardo Riedel

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios