Programa inovador em MS reduz custo de passagens de ônibus adquiridas por órgãos pĂșblicos

Governo publicou decreto que institui o sistema criado pela Agems,

Por Redação em 12/06/2023 às 11:33:11
Foto: Cleidiomar Barbosa/arquivo

Foto: Cleidiomar Barbosa/arquivo

Governo publicou decreto que institui o sistema criado pela Agems, em que órgãos pĂșblicos e empresas se credenciam para compra e venda de bilhetes, com desconto mĂ­nimo de 10%

A modernização que estĂĄ sendo feita no serviço de transporte rodoviĂĄrio de passageiros no Estado traz mais uma inovação que vai baratear o custo de passagens adquiridas por órgãos pĂșblicos para servidores em trânsito a trabalho e população assistida por atendimento social.

Desenvolvido pela Agems (AgĂȘncia Estadual de Regulação de Serviços PĂșblicos), o Programa de Compartilhamento de Compras de Passagens no Sistema de Transporte RodoviĂĄrio Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul foi oficialmente instituĂ­do pelo governador Eduardo Riedel, por meio do Decreto 16.210, publicado no dia 7 de junho.

"Nós agora iremos estabelecer o cronograma de ações junto com a Secretaria de Administração sobre esse novo modelo de compras das passagens e também regulamentar o sistema informatizado de credenciamento das empresas e aquisição dos bilhetes", explica do diretor de Transportes da AgĂȘncia, Matias Gonsales.

Praticidade e desconto

O Sistema de Compartilhamento de Compras de Passagens serĂĄ instituĂ­do e operado pela Agems e farĂĄ parte do Citi (Centro de Integração Técnica e InteligĂȘncia).

O programa é exclusivo para entidades pĂșblicas e poderĂĄ ser usado por órgãos dos governos estadual e federal e prefeituras que se credenciarem.

A viagem de pessoas assistidas por programas sociais que precisem ir a outro municĂ­pio, o transporte de pacientes para tratamento em outra cidade e o deslocamento de servidores para trabalho em cidade diferente de onde moram ficarĂĄ ao menos 10% mais barata. Esse é o percentual mĂ­nimo de desconto que as empresas credenciadas irão oferecer no sistema.

Para ofertar passagens, as empresas integrantes do Sistema TRIP-MS terão que aderir ao programa e se credenciar, seguindo as normas que serão estabelecidas pela AgĂȘncia Reguladora.

"Estamos promovendo uma grande inovação em todo o Sistema de Transportes e estamos olhando para todos os cenĂĄrios", garante o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. "Muitas vezes um ônibus ou van de prefeitura viaja para levar 1 ou 2 pessoas quando poderia ser usado o ônibus de linha ou um servidor é designado para outra cidade e gera um custo de deslocamento. Esse novo sistema vai compartilhar os interesses e as ofertas de um jeito facilitado e barateando o custo", finaliza.

Gizele Oliveira, Agems


Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios