Com esforço concentrado, Corpo de Bombeiros combate incĂȘndio florestal na região de ItaquiraĂ­

A equipe foi acionada e com sucesso acabou com a queimada que estava ameaçando as plantações

Por Redação em 06/05/2024 às 17:18:06
Foto: Governo de MS

Foto: Governo de MS

Com o objetivo de conter os focos de incĂȘndios florestais em todo Estado, o Corpo de Bombeiros Militar conseguiu combater mais uma na região de ItaquiraĂ­, no Assentamento Guaçu. A equipe foi acionada e com sucesso acabou com a queimada que estava ameaçando as plantações de milho e mandioca da comunidade.

Esta ação bem-sucedida ocorreu nas proximidades da BR-487. Os militares utilizaram abafadores, bombas costais, soprador e kit pick-up com 600 litros de ĂĄgua, em uma ação que começou no domingo (5). O trabalho realizado o dia inteiro resultou na extinção do foco.

Bombeiros militares fazem trabalho de combate a incĂȘndios florestais

Na Ășltima sexta-feira (3) havia um foco principal de incĂȘndio em NaviraĂ­, que estava isolado em uma ĂĄrea brejosa, direcionado para o Rio AmambaĂ­. Mesmo com as ações dificultadas em função do solo, as equipes militares junto com fazendeiros locais reforçaram os trabalhos para conter as chamas, que foram extintas no sĂĄbado (4).

O Corpo de Bombeiros tem feito um monitoramento contĂ­nuo sobre focos de incĂȘndio no Pantanal e em todo Estado. Entre as ações teve o sobrevoo na divisa de MT/MS e o envio de equipes para bases estratégicas próximas a estes locais (focos de incĂȘndio). O objetivo é desempenhar um papel de contenção, controle e prevenção para evitar o aumento das queimadas florestais.

Diante deste cenĂĄrio e preocupação, os bombeiros alertam a população para que também contribua neste processo, e assim neste trabalho coletivo possa se minimizar os focos de incĂȘndios. Entre as orientações estĂĄ a atenção ao descarte de cigarros principalmente perto de vegetações secas. Evitar queimadas desnecessĂĄrias, seja de lixo ou limpeza de terreno (pode propagar o fogo), além de comunicar imediatamente as autoridades quando avistar um incĂȘndio florestal.

Monitoramento ajuda a conter focos de incĂȘndio no MS

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS (Com informações do Corpo de Bombeiros MS)
Fotos: Divulgação/CBMS

Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios