Atendimentos da Sedhast para refugiados, migrantes e apĂĄtridas garantiram direitos e passaram dos 900 no ano

Por Governo - MS em 29/12/2020 às 09:19:18
O Centro de Atendimento em Direitos Humanos (CADH), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), contabilizou 920 atendimentos somente neste ano, distribuídos

O Centro de Atendimento em Direitos Humanos (CADH), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), contabilizou 920 atendimentos somente neste ano, distribuídos

O Centro de Atendimento em Direitos Humanos (CADH), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, AssistĂȘncia Social e Trabalho (Sedhast), contabilizou 920 atendimentos somente neste ano, distribuĂ­dos entre refugiados, migrantes e apĂĄtridas que buscaram ajuda do Governo do Estado. Cidadãos venezuelanos foram um dos mais atendidos no perĂ­odo, 290 no total. Outras nacionalidades como haitianos e colombianos também entram na lista de atendimentos.

Os serviços prestados pelo setor, em sĂ­ntese, são em sua maioria para o inĂ­cio do processo de regularização migratória: solicitação de residĂȘncia ou refĂșgio; documentações necessĂĄrias ao processo de imigração e encaminhamentos de nacionais e estrangeiros para defesa de direitos.

"Uma procura natural que demonstra que estamos com atenção também para essa demanda da sociedade. Quem recebe atendimento pelo CADH/Sedhast e retorna para mais orientações, certamente teve seu problema encaminhado e ganhou confiança no nosso trabalho. Sempre buscamos um atendimento humanizado e de resoluções efetivas para essas pessoas que estão naturalmente longe de seus paĂ­ses", aponta a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Mato Grosso do Sul também conta, nessa polĂ­tica especĂ­fica, com o ComitĂȘ Estadual para Refugiados, Migrantes e ApĂĄtridas (Cerma/MS), que tem como objetivo auxiliar na implementação das polĂ­ticas pĂșblicas voltadas aos direitos dos usuĂĄrios, em todas as esferas da administração pĂșblica do Estado, visando à garantia da promoção e proteção dos direitos dos refugiados, migrantes e apĂĄtridas.

Também neste ano, mais de 90 passaportes de imigrantes haitianos em MS foram renovados ou emitidos por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, AssistĂȘncia Social e Trabalho (Sedhast) e o Consulado do Haiti em BrasĂ­lia (DF). Uma comissão do setor consular da embaixada do Haiti no Brasil esteve na Capital para realizar os atendimentos que foram previamente agendados por conta da pandemia de Covid-19.

Cerma/MS

O ComitĂȘ, que é ligado à Sedhast, tem em sua composição representantes governamentais e não governamentais. Sua secretaria executiva estĂĄ localizada na Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC), situada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 713, Centro. Telefone: 3382 – 8702. E-mail: [email protected].

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Fonte: Região MS Noticias

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios