Governo de MS e municĂ­pios alinham ações de polĂ­ticas pĂșblicas para mulheres

Por Redação em 08/02/2021 às 18:26:32

Muitas prefeituras de Mato Grosso do Sul tiveram uma mudança administrativa após as eleições municipais. Visando o alinhamento de ações, a troca de experiĂȘncia e a intensificação de iniciativas em prol de polĂ­ticas pĂșblicas assertivas para as mulheres, o Governo do Estado, por intermédio da Subsecretaria de PolĂ­ticas PĂșblicas para as Mulheres, promoveu um encontro com as gestoras municipais.

"Durante a reunião apresentamos a essas novas gestoras o papel da subsecretaria, o que é a articulação da gestão do organismo de polĂ­tica e mostramos o papel dos quatro nĂșcleos de atendimento: o de enfrentamento à violĂȘncia, de autonomia e protagonismo das mulheres, de educação, saĂșde e ações temĂĄticas, e de interiorização das polĂ­ticas", ressaltou a subsecretĂĄria estadual, Luciana Azambuja.

Após isso, as coordenadoras puderam apresentar suas propostas e a realidade de cada municĂ­pio. "É importante que essas novas gestoras municipais comecem a ter conhecimento de como nós trabalhamos os eixos de ações prioritĂĄrios, para que elas possam implementar nos seus municĂ­pios", reforçou Luciana.

A subsecretĂĄria estadual salientou que esse alinhamento é importante porque muitas gestoras precisam trabalhar os diversos pĂșblicos e os tipos de realidades locais. "Elas precisam conversar com os membros do executivo municipal, com os vereadores, com a sociedade civil. JĂĄ os municĂ­pios que tĂȘm comunidades quilombolas tĂȘm que trazer as mulheres quilombolas para essa discussão, os que tĂȘm comunidades indĂ­genas, tĂȘm que tratar das especificidades das mulheres indĂ­genas, onde tem assentamentos, como chegar nas mulheres rurais", exemplifica.

Para a diretora de PolĂ­ticas PĂșblicas para Mulher, de Jardim, Ana ClĂĄudia Serra Pleutin, o encontro foi produtivo. "Foi importante entender o papel da subsecretaria e me ajudou a tomar decisões. Recentemente, entreguei a nossa prefeita o projeto da implantação do nĂșcleo de atendimento à mulher no municĂ­pio, em local próximo à delegacia, para atendimento psicológico, jurĂ­dico e de assistĂȘncia social".

JĂĄ a gestora do municĂ­pio de Amambai, Priscilla Judice Lemes, destaca que vai atuar firmemente na questão da violĂȘncia doméstica. "Eu, como advogada, percebo que este é um ponto onde a demanda é muito grande. A reunião com o Governo do Estado foi importante para começarmos a entender nossa missão".

MĂȘs das mulheres – Um dos tópicos abordados no encontro foram as ações que serão realizadas em âmbito estadual em comemoração ao Dia internacional da mulher, comemorado no dia 08 de março. "O 8 de março não é um dia dar flores e parabéns, é um dia de lembrar as lutas, respeito, dignidade, o espaço da mulher na polĂ­tica, no espaço pĂșblico e privado", ressaltou Luciana.

O Encontro Estadual de Gestoras de OPM"s municipais foi realizado no dia 05 deste mĂȘs. A próxima agenda serĂĄ no dia 10 de março. No primeiro encontro, participaram gestoras de 23 municĂ­pios.

Ana Brito, Subcom

Foto: Divulgação

Fonte: Portal MS Gov

Tags:   MULHERES
Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios