Novo secretĂĄrio aposta na inovação para desburocratizar a SaĂșde de Mato Grosso do Sul

O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (9) na Sala de Situação, em Campo Grande.

Por Redação em 09/01/2023 às 18:00:20
Foto: Rodson Lima, SES

Foto: Rodson Lima, SES

O secretĂĄrio de Estado de SaĂșde MaurĂ­cio Simões realizou a 1ÂȘ reunião com diretores e coordenadores para alinhar as diretrizes de trabalho com propósito de ampliar e melhorar os serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de SaĂșde) em Mato Grosso do Sul. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (9) na Sala de Situação, em Campo Grande.

Durante a reunião, Simões destacou aos representantes da direção e integrantes do Hemosul, Central de Transplantes, Lacen/MS (Laboratório Central de SaĂșde PĂșblica) e Hospital Regional de Mato Grosso do Sul que a sua gestão serĂĄ focada na inovação, aliada ao planejamento de ações assertivas junto às equipes que compõem a SES/MS atrelado ao apoio que a pasta oferece aos municĂ­pios.

"Propus um desafio a minha equipe de revisar todos os processos internos a fim de desburocratizar as ações de trabalho que no meu entendimento podem se tornar mais céleres. Nenhuma instituição evolui se as pessoas não estiverem com os objetivos alinhados. Privilegiamos os nossos técnicos que trabalham a mais tempo na secretaria e que possuem experiĂȘncia e formação", destaca o novo secretĂĄrio.

Para o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos EspĂ­ndola de Freitas, a expectativa é de implantar um estado digital. "Não é apenas oferecer bons serviços mas hoje, na atual conjuntura moderna, é preciso que o cidadão consiga obter serviços digitais e que ele possa consultar estes serviços por meio de plataformas digitais. Então nós, do setor de tecnologia da SES/MS, vamos trabalhar intensamente para o desenvolvimento destas plataformas para que possamos conectĂĄ-las com o cidadão. A população pode esperar que vamos oferecer um serviço voltado para o Hemosul, Lacen, para pessoas que realizam Tratamento Fora de DomicĂ­lio (TFD), além de outros serviços pĂșblicos oferecidos pelo Estado".

A convite do governador Eduardo Riedel, MaurĂ­cio Simões terĂĄ a missão de realizar a conclusão da Regionalização dos Serviços de SaĂșde, o Fortalecimento do Sistema Único de SaĂșde (SUS), além de oferecer garantia de eficiĂȘncia para a Rede Hospitalar Estadual e a ampliação do uso da Telemedicina, Medicina Bioeletrônica e inteligĂȘncia Artificial para Fortalecimento da Interface entre SaĂșde e CiĂȘncia.

Sobre o secretĂĄrio
O médico MaurĂ­cio Simões CorrĂȘa é especialista em cabeça e pescoço. Ele também construiu uma longa carreira no setor administrativo como diretor-presidente da Unimed Campo Grande.

Natural do Rio de Janeiro (09/04/1965), Simões tem 57 anos, formou-se pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques Escola de Medicina do Rio de Janeiro em 1987, realizou ResidĂȘncia de Cirurgia Geral no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro (1988 a 1990) e ResidĂȘncia Médica no Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ), no perĂ­odo de 1990 a 1993.

Casado e com filhos, mudou-se para o Estado em 1993 e sua experiĂȘncia como gestor hospitalar em Mato Grosso do Sul começou no Hospital São Julião (1998 a 2001), onde exerceu a função de diretor-clĂ­nico.

Logo depois como diretor-presidente da Unicred (2002 a 2005) e tendo trĂȘs passagens pela Unimed Campo Grande sendo duas vezes como diretor-presente (2007- 2010 e 2019-2022), bem como, diretor-financeiro (2013 a 2016).

Simões também foi docente na Universidade Uniderp, onde ministrou aulas no curso de medicina (1999 a 2016). Dentro do Conselho Federal de Medicina (CFM) é Membro da Comissão de SaĂșde Suplementar e Membro da Câmara Técnica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Como marco de sua carreira profissional, o médico é presidente-fundador da Fundação Miguel Couto e registra passagem pela Fundação Unimed como membro do Conselho Curador; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), como membro do Conselho de Administração, além de ser membro da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul.

Por duas vezes, foi vice-presidente da Região Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Atualmente é diretor-presidente da Federação das Unimeds MS (Gestão 2022 – 2024).

Texto e fotos: Rodson Lima, SES

Fonte: Gov. MS

Comunicar erro
Funcerb RB

ComentĂĄrios