Projeto do deputado João Henrique exige divulgação de dados sobre eventos com recursos pĂșblicos

Objetivo Ă© tornar pĂșblica a informação sobre as verbas pĂșblicas investidas em eventos nas ĂĄreas da cultura e do esporte

Por Redação em 04/07/2023 às 10:05:46
Deputado João Henrique(PL-MS) / Foto: Assessoria

Deputado João Henrique(PL-MS) / Foto: Assessoria

O deputado João Henrique (PL-MS) protocolou nesta segunda-feira (03.07), na Assembleia Legislativa de MS, um projeto de lei direcionado às ĂĄreas da cultura e esporte. O projeto exige a divulgação de informações relativas à promoção ou patrocĂ­nio de eventos artĂ­sticos, culturais e esportivos com recursos pĂșblicos estaduais, no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul.

"É essencial que a transparĂȘncia seja o carro-chefe de uma gestão. A população tem direito a este tipo de informação, com amplo acesso aos dados. E o objetivo do projeto de lei é exatamente este, tornar pĂșblica a informação sobre as verbas pĂșblicas investidas num evento. Assim como julgamos natural a divulgação de marcas de empresas privadas que patrocinam eventos culturais e esportivos, também consideramos justo que se divulgue à população quando o governo estiver financiando esses eventos, jĂĄ que esses recursos pertencem ao próprio povo", disse o deputado

Assim o poder estadual, quando patrocinar estes eventos, fica obrigado a apresentar sinais informativos que divulguem informações relativas à promoção ou patrocĂ­nio de eventos artĂ­sticos, culturais, esportivos, exposições, shows, filmes e eventos anĂĄlogos patrocinados com recursos pĂșblicos estaduais no local da realização do respectivo evento. Os responsĂĄveis pelos eventos diretamente realizados pelo Poder PĂșblico Estadual ou por ele patrocinados é quem deverão providenciar estas informações.

O projeto também exige que os sinais informativos terão dimensão mĂ­nima de dois metros de largura por um metro de altura, com os dizeres compostos em caracteres tipogrĂĄficos que possibilitem sua visualização à distância e serão afixados pelo responsĂĄvel do evento durante sua realização e serão expostas ao pĂșblico em local visĂ­vel.

Estes sinais informativos serão confeccionados e custeados pelo promotor do evento e deverão conter o nĂșmero do contrato firmado, o valor, a secretĂĄria estadual responsĂĄvel, o nome das partes contratantes e a data de realização do evento, vedada a aposição de nomes, sĂ­mbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de quaisquer pessoas.

"Apresentei este projeto de lei no sentido de propiciar aos cidadãos sul-mato-grossenses mais uma ferramenta para conhecimento e controle da aplicação dos recursos pĂșblicos. É um direito de todos o acesso a esse tipo de informação", conclui o deputado.

O não cumprimento destas regras serĂĄ considerado irregular e lesivo aos cofres pĂșblicos do Estado.

Fonte: Assessoria do dep. João Henrique (PL-MS)

Comunicar erro

ComentĂĄrios