No ES, Agems troca experiĂȘncias e apresenta avanços de Mato Grosso do Sul na regulação do gĂĄs

Em discussão, temas como o novo modelo de contrato de concessão de gĂĄs, metodologia de revisão e reajuste de tarifas e regulação de biometano.

Por Redação em 25/07/2023 às 11:27:55
Foto: Divulgação Arsp-ES

Foto: Divulgação Arsp-ES

Com resultados que consolidam o avanço regulatório no setor do gĂĄs em Mato Grosso do Sul, a Agems (AgĂȘncia Estadual de Regulação) troca experiĂȘncias e promove intercâmbio com a agĂȘncia do EspĂ­rito Santo.

A reguladora capixaba recentemente publicou novas normas sobre as condições para a distribuição de biometano por meio do sistema de distribuição de gĂĄs canalizado, trabalho semelhante a uma das diversas ações que estão sendo feitas no Estado.

"Estamos desenvolvendo iniciativas parecidas para a modernização e adequação de normas de regulação, de operação, e de inovação no setor de gĂĄs. Foi uma oportunidade importante para a troca de experiĂȘncias", conta o diretor de GĂĄs e Energia da Agems, Valter Almeida da Silva, que esteve na Arsp-ES (AgĂȘncia Reguladora de Serviços PĂșblicos do EspĂ­rito Santo), onde se reuniu com as diretoras Joana Moraes Resende Magella (Administrativa e Financeira) e Débora Cristina Niero (GĂĄs Natural e Energia) e técnicos.

Em discussão, temas como o novo modelo de contrato de concessão de gĂĄs, metodologia de revisão e reajuste de tarifas e regulação de biometano. Nesse Ășltimo, a Agems coordena em Mato Grosso do Sul um comitĂȘ com participação das concessionĂĄrias de gĂĄs energia, órgãos governamentais e setor produtivo, que vem trabalhando em ações sobre o fomento e aproveitamento do biogĂĄs e biometano.

"JĂĄ no mĂȘs de agosto deveremos colocar em consulta pĂșblica as propostas de normas modernas de regulação do biometano, para informar a sociedade e colher contribuições", revela Valter Silva.

GĂĄs, energia elétrica e gestão energética

Na Arsp, a Agems também apresentou suas boas prĂĄticas na fiscalização técnica e tarifĂĄria do gĂĄs e nas entregas resultantes do convĂȘnio com a Aneel, que seguidamente tem o desempenho bem avaliado pela agĂȘncia federal.

A gestão energética do Estado pelas agĂȘncias estaduais foi mais uma das pautas compartilhadas. "É um momento importante para a regulação, em Mato Grosso do Sul e no Brasil, porque os projetos de desenvolvimento exigem agĂȘncias fortes e capacitadas. Temos grandes avanços a compartilhar, o que fortalece as agĂȘncias e o trabalho valioso que realizam", lembra o diretor da Agems.

Para o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, esse intercâmbio das experiĂȘncias de cada Estado é uma iniciativa de sucesso que a agĂȘncia sul-mato-grossense vem promovendo e que "demonstra que a Agems estĂĄ no caminho certo para alcançar uma maturidade regulatória".


Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios