Bahia anuncia acordo para fornecimento de 50 milhões de doses da vacina russa

Por Redação em 11/09/2020 às 15:39:52
SOROCABA, SP – 22.07.2020: RÚSSIA FAZ VACINA CONTRA COVID 19 – Foto meramente ilustrativa da vacina contra a COVID-19, feita na Rússia. A Rússia anunciou no início dessa semana o sucesso na fase de testes da sua vacina contra o novo coronavírus, feitaem parceria com o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya. No dia 4 de agosto os pacientes que foram vacinados serão novamente examinados para confirmação da segurança da vacina. (Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1940726

Segundo o governador, se aprovada pelos órgãos responsáveis, a vacina poderá ser fornecida para todo o Brasil. "Acredito na ciência e estou confiante nos resultados. É mais um importante passo dado para salvar vidas humanas", disse ele.

Além da Bahia, em 27 de agosto, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) anunciou a intenção de testar a vacina russa contra a covid-19 em pelo menos dez mil voluntários. O protocolo para validar a fase 3 dos estudos clínicos também deve ser submetido à Anvisa. Depois de aprovado, o Estado estima um prazo de duas semanas para realizar os ajustes finais. Em um cenário realista, o Tecpar espera iniciar os testes em voluntários em 50 dias.

A Sputnik V foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleia de Moscou, que trabalha com uma técnica inovadora que utiliza dois tipos de adenovírus humanos para provocar uma reação imune ao Sars-CoV-2, causador da covid-19. Foi a primeira vacina contra o novo coronavírus a ser registrada no mundo.

No dia 11 de agosto, as autoridades russas disseram que a vacina entrava na terceira e última fase dos ensaios clínicos. O anúncio foi recebido com ceticismo por muitos pesquisadores e alguns países como a Alemanha, que duvidaram da eficácia e segurança do imunizante, principalmente pela falta de dados públicos sobre os ensaios realizados no momento do anúncio. No entanto, o presidente Vladimir Putin afirmou que a vacina garantiu "imunidade de longa duração" contra a doença.

A Rússia afirma que 40 mil pessoas devem participar do estudo durante a fase 3, iniciada na última quarta-feira, 9, e os resultados iniciais dessa etapa são esperados para outubro ou novembro deste ano.

De acordo com a revistaThe Lancet, um grupo de pacientes que participou de um estudo preliminar da vacina russa contra o novo coronavírus desenvolveu uma resposta imune sem nenhum efeito colateral sério. Os resultados dos dois testes, conduzidos em junho-julho deste ano, envolveram 76 participantes, mostraram que 100% deles desenvolveram anticorpos para a doença.

Publicado primeiro em Banda B » Bahia anuncia acordo para fornecimento de 50 milhões de doses da vacina russa

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários