PROPEIXE promete fortalecer a cadeia produtiva em MS

Por Redação em 08/10/2020 às 15:16:10

Lançado nesta quarta-feira (7) pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o PROPEIXE (Programa Estadual de Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe) tem entre suas metas duplicar o processamento de peixes até 2022.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, o setor está em expansão no Estado com nove unidades de processamento de peixe em fase de projeto ou construção. Posicionar melhor o Estado na cadeira do peixe está entre os objetivos do Governo do Estado na implementação do PROPEIXE.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 7 polos de produção de pescado, distribuídos nas regiões Norte, Centro, sudoeste, fronteira, Grande Dourados, Cone Sul, sendo a maioria de pequenos produtores e com a Costa Leste concentrando a grande produção de tilápia.

São 1.338 piscicultores mapeados, 2.441 hectares de tanques escavados e 1.767 unidades de tanques redes, que produziram em 2019/2020 total de 20,3 mil toneladas de tilápia e 3,6 mil toneladas de peixes nativos.

O Estado também lidera o ranking de maior exportador de tilápia do país, sendo responsável por 84,84% das vendas externas brasileiras do produto.

Com o PROPEIXE, a expectativa é chegar a produção de 36 mil toneladas de peixe em 2021, aumentando a capacidade de processamento para 37 mil no ano que vem. Também pretende chegar a utilização de 70% da capacidade instalada da indústria local em 2021, saindo dos atuais 58%.

Katiuscia Fernandes - Subsecretaria de Comunicação

Fonte: Governo MS
Comunicar erro
Funcerb RB

Comentários