Anvisa aprova novo medicamento para casos leves e moderados de Covid

Por Redação em 08/09/2021 às 17:11:48

O tratamento só pode ser iniciado em pessoas a partir de 12 anos e com no mínimo 40 kg. O uso é feito em dose única e deve come√ßar em até 5 dias desde o início dos sintomas. A aplica√ß√£o é restrita a hospitais.

O tratamento n√£o é indicado em pessoas que necessitam da suplementa√ß√£o de oxigênio. Isso porque ele pode estar associado a piora no desfecho clínico quando o paciente estiver nessa situa√ß√£o.

Meiruze de Sousa Freitas, relatora do pedido de uso emergencial do medicamento, explicou que o remédio consiste em tratamento com anticorpo monoclonal que previne a entrada viral na célula e, consequentemente, a infec√ß√£o.

“É um anticorpo monoclonal feito em laboratório que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Ele atua contra a proteína spike do Sars-Cov-2 e é projetado para bloquear a liga√ß√£o do vírus e a sua entrada nas células humanas.”

Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, explicou que os estudos clínicos mostraram redu√ß√£o do risco de progress√£o da doen√ßa em 79% dos casos.

“É um resultado que tem uma relev√Ęncia importante. Um dado e um desfecho significativo em termo de estudo clínico que mostra o desempenho favor√°vel na redu√ß√£o do risco de hospitaliza√ß√£o e morte”.

Ele acrescentou que h√° incertezas quanto à real efic√°cia do produto frente às variantes do vírus. No entanto, estudo in vitro n√£o indicam perda de efic√°cia.

Além disso, o uso em mulheres gr√°vidas deve ser feito com cautela, uma vez que h√° dados limitados do uso do produto nessa popula√ß√£o.

Esse é o quinto tratamento contra a Covid aprovado pela Anvisa. O primeiro foi o Remdesivir, que obteve registro na agência em mar√ßo. O outro é o Regen-cov, o qual consiste em uma associa√ß√£o de anticorpos monoclonais, aprovada para uso emergencial.

Em maio deste ano, a agência aprovou o uso emergencial do medicamento desenvolvido pela empresa Eli Lilly. O tratamento é uma combina√ß√£o dos medicamentos biológicos banlanivimabe e etesevimabe.

J√° em agosto deste ano, foi o medicamento regdanvimabe, da empresa Celltrion Healthcare. Ele é indicado para tratamento leve e moderado em adultos que n√£o necessitam de suplementa√ß√£o do oxigênio, mas apresentam alto risco de progress√£o da Covid-19.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Coment√°rios

Stilus outro
Agosto Lilas Sidro