Secretária pede cautela no fim de ano: "é bom todo mundo ir para as festas vacinado"

Por Redação em 13/12/2021 às 16:32:56

“Eu digo que cautela é bom neste momento, porque não estamos livres do vírus. Ainda temos casos. A gente recomenda que se a pessoa é sintomática respiratória, vá testar. As pessoas fazem muitas confraternizações agora no fim do ano e pedimos, sempre que possível, para ventilar os ambientes. E vacinado. É bom todo mundo ir para as festas vacinado”, afirmou Huçulak.

Há quase uma semana, Curitiba contabiliza menos de mil casos ativos, que são as pessoas com potencial de transmissão do coronavírus. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o indicador é reflexo do percentual de pessoas vacinadas.

De acordo com o último levantamento, 80,7% da população estão vacinados com a primeira dose ou dose única. Em relação aos curitibanos completamente imunizados, a cobertura chega a 73,5%.

A médica infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens, cita que o cenário é favorável, mas ainda não é o ideal.

“Nossa condição epidemiológica é muito favorável, mas não devemos abusar, é preciso ter um pouco de medo e um certo cuidado. O quadro clínico epidemiológico se modificou, as pessoas vacinadas têm menor chance de ter quadros severos e a circulação do vírus no Brasil está menor. Hoje o risco é menor, mas não é zero”, explicou a infectologista.

Cautela no fim do ano

Confira algumas dicas para celebrar em segurança e diminuir os riscos de contágio:

1) Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso do ar-condicionado.

2) Disponibilize álcool em gel nos ambientes.

3) Lave as mãos com frequência durante o evento.

4) Ofereça as bebidas em embalagens individuais.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Comentários