Saúde não recomenda mais vacinação da gripe: "Atual não resolve H3N2", diz secretária de Curitiba

Por Redação em 03/01/2022 às 12:17:51

As autoridades de saúde de Curitiba não recomendam que a atual vacina da gripe seja aplicada para a prevenção da variante H3N2 do vírus Influenza. A afirmação foi dita pela secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, em entrevista a Banda B, nesta segunda-feira (3).

Vacina contra a gripe: 167 mil doses estão disponíveis nas unidades de Curitiba
Vacina contra a gripe: 167 mil doses estão disponíveis nas unidades de saúde. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Segundo Huçulak, um imunizante especifico contra a variante da influenza está previsto para ser aplicado a partir de março.

“A gente tem uma novidade neste final de ano que, neste momento, não estamos mais recomendando a vacina da Influenza. Porque essa H3N2, a vacina que está hoje não resolve. A vacina que irá chegar em março, vai resolver […]. Então, a gente não recomenda tomar essa porque ela não vai resolver e pode atrapalhar, inclusive, para a nova vacina que vem”, alertou.

Os fatores de risco que estão ligados à Influenza, de acordo com a secretária, estão diretamente ligados às comorbidades individuais das próprias pessoas. Isto vale tanto para quem contrai a Covid-19 como o vírus da gripe.

“Eu sempre digo: a gente tem pessoas que morreram de Covid e com Covid. As pessoas mais idosas, pelo fenômeno de envelhecimento, as pessoas que já tem comorbidade tem um risco maior de ter um desfecho não favorável (morte ou entubação). Tanto Covid como Influenza tem a ver com a condição física das pessoas […], mesmo as pessoas mais vacinadas”, finalizou.

Leia mais matérias sobre a vacina contra gripe e o vírus H3N2 no Portal Banda B:

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

Comentários