Doenças respiratórias se acentuam com mudanças climĂĄticas e crianças são as que mais sofrem

Por Redação em 07/04/2022 às 13:46:04

As mudanças climáticas se acentuaram com o passar dos anos, o que fez com que elas se tornassem uma das maiores ameaças à saúde da humanidade. Cenários como grandes tempestades, falta de acesso à saneamento básico e à água potável se tornam ideais para a transmissão e o agravamento de doenças, vírus e bactérias, que podem afetar de maneira grave a saúde física e mental da população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já calcula que essas mudanças provoquem cerca de 150 mil mortes por ano, sendo que o número pode dobrar até 2030. Neste 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde e, para este ano, a OMS chama a atenção para o cuidado com o meio ambiente, escolhendo com o tema “Nosso Planeta, Nossa Saúde”.

As doenças respiratórias, como gripes e resfriados, pneumonia, bronquite e asma, especialmente nas crianças, estão entre as patologias que têm como um dos fatores de causa as mudanças climáticas.

Um fator preocupante, na avaliação do infectologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior. “Ao longo dos últimos anos temos sentido um aumento considerável de crianças com esse tipo de alteração patológica”, disse.

O especialista destaca ainda que mesmo as doenças que já têm um controle, podem voltar a ter grandes incidências, como por exemplo a febre amarela.

“Sabemos da influência que o meio ambiente tem no aparecimento de novas doenças. O avanço do homem em áreas que ele não frequentava até então pode trazer o aparecimento ou aumento de casos de doenças como a febre amarela, por exemplo. A interferência de temperatura, poluição do ar pode ser desencadeador de várias doenças nas crianças e em toda a população de maneira geral”,

alertou ele.

O cuidado com o meio ambiente é imprescindível, visto que também é um cuidado com a própria saúde. Pequenas atitudes individuais e coletivas também fazem a diferença e devem fazer parte do cotidiano de toda a população, avalia o especialista.

Veja as principais dicas para que a atenção ao dia de hoje reflita em um planeta mais sustentável no futuro:

  • Use a água de forma consciente;
  • Economize energia;
  • Separe o lixo corretamente;
  • Não jogue lixo na rua, parques e praias;
  • Reutilize embalagens;
  • Seja um agente de transformação e compartilhe essas ideias.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios