Tereza Cristina e Agraer entregam inscrição do Cadastro Nacional da Agricultura em São Gabriel do Oeste

Documento garante a todos os agricultores familiares o acesso às polĂ­ticas pĂșblicas voltadas à agricultura familiar em todo o Brasil

Por Redação em 13/06/2022 às 18:34:31
Dep. Federal Tereza Cristina/Foto: Assessoria

Dep. Federal Tereza Cristina/Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Cristina e o coordenador municipal da Agraer, Ramão Ximenes, entregaram, no Ășltimo sĂĄbado (11), o primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) aos produtores do Assentamento CampanĂĄrio (SGO), durante a Agripesi, em São Gabriel do Oeste. O documento irĂĄ substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) a partir de 1Âș de julho de 2022.

A adoção é necessĂĄria e tem a finalidade de atender ao Pronaf, lançado em 1995.

Contudo, o documento tomou uma proporção maior e era utilizado, até então como um atestado do agricultor familiar para o ingresso em programas e polĂ­ticas pĂșblicas. Entre as iniciativas que os profissionais podem ter acesso estão: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os serviços de assistĂȘncia técnica e extensão rural, entre outros.

Tereza Cristina destaca que a inscrição ativa no CAF serĂĄ requisito bĂĄsico para a obtenção do acesso a essas ações. "A iniciativa só faz reforçar o nosso lema, que é de desenvolver e fortalecer cada vez mais a agricultura familiar de todo o nosso estado de Mato Grosso do Sul", frisa.

Para o agricultor José Carvalho de Vieira, conhecido como o Zé do Agrião por toda São Gabriel do Oeste, é uma satisfação imensa receber em mãos um documento tão importante. "Estamos no assentamento desde o começo, produzindo e vendendo. Sou agricultor com muito orgulho", garante.

JĂĄ Zelina da Silva Vieira, reconhece o feito em prol de toda a classe. "Tereza Cristina sempre batalhou muito pela gente. Esse documento é muito importante para que possamos crescer com a nossa produção", diz.

Serviço - O cadastro pode ser feito nos escritórios locais da Agraer, localizados nos 79 municĂ­pios de MS, ou em entidades pĂșblicas que atuam em prol da agricultura familiar, inclusive as prefeituras municipais cadastradas na Rede CAF.

Fotos; Assessoria


Fonte: Assessoria de Comunicação da Dep. Tereza Cristina

Comunicar erro

ComentĂĄrios