Mato Grosso do Sul fica abaixo da mĂ©dia em ranking da TransparĂȘncia Internacional

A ampliação da transparĂȘncia e a implantação de programas de compliance em Mato Grosso do Sul Ă© uma pauta defendida pelo Deputado Capitão Contar

Por Redação em 09/07/2022 às 13:46:22
Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

Deputado Capitão Contar/Foto: Assessoria

Segundo os resultados do Índice de TransparĂȘncia e Governança Pública 2022, Mato Grosso do Sul ficou abaixo da média dos estados brasileiros, alcançando um resultado apenas "regular" na 20ÂȘ posição. O Índice de TransparĂȘncia e Governança Pública (ITGP) foi elaborado com base em 84 critérios divididos em oito categorias: Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, TransparĂȘncia Financeira e OrçamentĂĄria, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos.

O fraco desempenho no quesito "dados abertos" de apenas 16.7 pontos, não surpreende e é mais um indicativo da necessidade de promover integridade e transparĂȘncia, publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares, obras públicas, incentivos fiscais, concessões de crédito e financiamentos, notas fiscais eletrônicas, registros públicos de empresas e agendas de autoridades estaduais.

A ampliação da transparĂȘncia e a implantação de programas de compliance em Mato Grosso do Sul é uma pauta defendida pelo Deputado Capitão Contar, que inclusive, entrou na justiça para tentar ter acesso integral ao processo de licitação de publicidade do governo estadual. Além disso, o parlamentar jĂĄ apresentou diversos projetos voltados para a ampliação da transparĂȘncia e combate à corrupção, como o Projeto de Lei 044/2022 que estabelece a transparĂȘncia das informações relativas aos incentivos, renúncias, benefícios ou imunidades tributĂĄrias concedidas no Estado.

"O Poder Público não faz nenhum favor ao conceder o acesso à informação. É um dever do Estado! E nós precisamos cobrar que isso aconteça integralmente, na prĂĄtica. Não adianta se auto afirmar como mais transparente, fazendo o mínimo que a lei obriga. O Poder Público precisa avançar na transparĂȘncia, a população tem o direito de saber para onde o dinheiro dos seus impostos estão indo, além disso, a transparĂȘncia faz com que os atos de corrupção sejam impedidos", reforça o deputado Capitão Contar.

Entre as propostas apresentadas pelo Deputado para aumentar a transparĂȘncia no setor público, estão: o Projeto de Lei 25/2021, que institui o Programa de Integridade nas empresas contratadas pela administração pública do Estado; o Projeto Denúncia Segura para proteger o servidor público que denunciar atos de corrupção contra a gestão pública estadual; o Projeto de Lei 212/2020 para ampliar o acesso à informação e garantir participação popular na fiscalização dos atos administrativos; e o Projeto de Lei 183/2020, por transparĂȘncia nos gastos públicos estaduais com publicidade.

O deputado apresentou ainda projetos para ampliar a transparĂȘncia na fila do SUS para atendimentos com especialistas e realização de exames e outro com o objetivo de divulgar a lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS

Fonte: Assessoria de Comunicação do Dep. Capitão Contar

Comunicar erro

ComentĂĄrios