Dia nacional de vacinação: SESA alerta para a importância da imunização em todo ParanĂĄ

Por Redação em 17/10/2022 às 15:25:37

Os índices de cobertura vacinal vêm caindo em todo Brasil e essa baixa adesão, além de colocar em risco a saúde de quem não se imuniza, pode levar ao ressurgimento de doenças de fácil contágio que já haviam sido eliminadas, como a poliomielite.

A meta de vacinação da campanha poliomielite, por exemplo, é de 95% em crianças menores de 5 anos, mas apenas 72,5% do público estimado recebeu a vacina. Em recente campanha nacional, a estimativa era vacinar mais de 620 mil crianças em todo Paraná, mas o número de doses foi de aproximadamente 450 mil.

Só neste ano o Estado já promoveu diversas campanhas de vacinação e multivacinação, além de dias D para garantir a atualização da caderneta de vacinação. A orientação da Sesa é para que a imunização nos municípios aconteça com horário estendido e se possível também no final de semana, explica a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Virginia Franco dos Santos.

O Programa Nacional de Imunização do SUS contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Desde o nascimento até os 15 meses são ofertadas 13 vacinas. Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta. Para as gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria e os vírus da gripe H1N1 e Covid-19. Além da pandemia da Covid-19 ter agravado os índices de cobertura vacinal que já apresentavam queda há alguns anos, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, lembra que a percepção de inexistência de risco, somado ao medo de eventos adversos, às fake news e teorias antivacinais são alguns fatores para essa queda nos índices de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal é de no mínimo 90% para a BCG e Rotavírus e de 95% para os outros imunizantes do calendário vacinal. No entanto, dados preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações revelam que a vacina da Hepatite B, que é aplicada logo após o nascimento, fechou o ano de 2021 com cerca de apenas 59%, e neste ano, registra cobertura de 64%. Outra vacina que é aplicada logo ao nascer e protege contra a tuberculose, a BCG, registrou 80,79% em 2021 e neste ano o percentual mostra que cerca de 75% das crianças estão imunizadas. A Tríplice Viral, responsável pela proteção contra o sarampo, caxumba e rubéola, é aplicada aos 12 e 15 meses de idade e fechou 2021 com 85%, contra 71% de cobertura em 2022.

A Pentavalente, que é aplicada aos dois, quatro e seis meses e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções, marcou em 2021 aproximadamente 81% de alcance, contra 69% em 2022. A cobertura da segunda dose contra a Covid-19 está em 74% nas crianças; 85% nos adolescentes e 95% nos adultos elegíveis para a imunização. Mais detalhes acesse o site www.aen.pr.gov.br.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios