PolĂ­cia Civil deflagra operação para apurar fraude envolvendo servidor pĂșblico do Detran; Duas pessoas foram presas

Os presos após serem ouvidos foram recolhidos em cela.

Por Redação em 08/11/2022 às 16:44:50

O DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) da PolĂ­cia Civil de Mato Grosso do Sul divulgou resultados alcançados na operação deflagrada nessa manhã, que apura fraude envolvendo servidor pĂșblico do Detran de Juti - Operação Resfriamento.

Dois investigados foram presos temporariamente; 8 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juti e Dourados, tendo sido arrecadados além de documentos, elementos de prova, 4 automóveis, 2 motos; R$ 153.232,40 (cento e cinquenta e trĂȘs mil, duzentos e trinta e dois reais e quarenta centavos) e R$ 307.795,00 (trezentos e sete mil, setecentos e noventa e cinco reais) em diversos cheques.

Os presos após serem ouvidos foram recolhidos em cela. O prazo da prisão temporĂĄria é de 5 dias, podendo ser prorrogado por igual perĂ­odo ou até convertida em preventiva.

A ação contou com o apoio da DRP FĂĄtima do Sul, DEFRON e COTRA.

A Operação

A investigação iniciada pelo Departamento apura esquema de emissão de documentos veiculares irregulares, efetivadas na agĂȘncia do DETRAN da cidade de Juti. As informações são de que veĂ­culos irregulares, até mesmo de outros estados, seriam regularizados, mediante inserção de informações falsas e pagamento de propina a servidores, sem nunca ter passado por vistorias de segurança ou mesmo ingressado no estado.

De acordo com o que é apurado no Inquérito Policial, foram regularizadas duas carretas com quatro eixos, sem a devida apresentação do CSV (certificado de segurança veicular), quando também era terminantemente proibida a circulação de veĂ­culos de quatro eixos. Além das irregularidades da composição do veĂ­culo e da ausĂȘncia da apresentação de documentos de segurança obrigatório, foi verificado ainda que os proprietĂĄrios dos veĂ­culos residem fora do estado e que foi utilizado endereço falso para a efetivação da fraude. Mesmo com um endereço evidentemente fraudulento, da cidade de Dourados/MS e as inĂșmeras outras irregularidades, a agĂȘncia de trânsito permitiu a emissão dos documentos dos veĂ­culos.

O processo foi feito na agĂȘncia do DETRAN, na cidade de Juti, e intermediado por um mesmo despachante, que tem escritório na cidade de Dourados. Outras diligĂȘncias de inteligĂȘncia revelaram verdadeira organização criminosa voltada para o "esquentamento" de veĂ­culos na agĂȘncia do DETRAN da cidade de Juti. São apurados inĂșmeros outros veĂ­culos que teriam sido regularizados indevidamente na agĂȘncia, com circulação de dinheiro entre o gerente da agĂȘncia e pessoas a ele relacionadas.

Frente a todos os elementos colhidos, foi representada pelas autoridades policiais do DRACCO, a prisão temporĂĄria do gerente do DETRAN de Juti, quem teria sido responsĂĄvel pela liberação irregulares dos veĂ­culos, e do despachante que intermediou o processo. Também foram representada por buscas domiciliares em residĂȘncias de outras pessoas cujo vĂ­nculo com a organização encontra-se em apuração. Os pedidos foram deferidos por decisão judicial.

São duas motocicletas são CBR 500 e uma BROS 160

VeĂ­culos 1 corolla e 1 Santa Fé 1 Nivus e 1 Amarok

Publicado por: Carlos Eduardo OrĂĄcio

Fonte: PC/MS

Tags:   Geral
Comunicar erro

ComentĂĄrios