'DIA D' combate à Dengue reforça necessidade de conscientização e apoio da população

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância.

Por Redação em 17/11/2022 às 19:44:50
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde deu início à Campanha de Combate à Dengue nesta quinta-feira (17), com foco no "Dia D" de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A ação contou com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e aconteceu no Parque Olímpico Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. A campanha tem como objetivo chamar atenção da população quanto a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, com a volta do período chuvoso as arboviroses se tornam uma preocupação, em especial a Dengue. "Nós temos 55 municípios que apresentam alta incidência da Dengue e isto nos preocupa. Infelizmente, nós lamentamos as 21 mortes ocasionada por esta doença. Isto quer dizer, que a gente não pode baixar a guarda, nós precisamos cuidar da nossa casa, dos nossos terrenos. A Dengue assim como as outras doenças, a Zika, Chikungunya são doenças sérias e a gente precisa estar atentos"

Britto ainda destaca que a ação em parceria com Campo Grande deu "start" para que os outros municípios iniciem suas ações. "Nós fizemos essa importante parceria com Campo Grande para iniciar essa campanha e sabemos os municípios também farão ações do "Dia D" com foco principalmente, na conscientização e pedindo apoio da população para que nos ajude neste combate. Os cuidados todos nós já sabemos, não deixe quintais, casas, sujo e/ou com água parada. Cerca de 80% dos focos estão em nossas casas, por isso, precisamos reservar um tempo de 15 minutos para cuidar da nossa cada e da família".

O coordenador estadual de Controle de Vetores da SES, Mauro Lucio Rosa, destaca que diversas instituições participaram da ação do "Dia D" de Combate ao Aedes aegypti. "Ao todo, mais de 20 instituições estiveram conosco nesta campanha de conscientização no Parque Ayrton Senna. Esse apoio que nós recebemos de toda a sociedade é de extrema importância para nós".

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d"agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A Secretaria de Estado de Saúde tem realizado ao longo do ano capacitação juntos aos 79 municípios seja na parte epidemiológica quanto na parte de vetores do Governo do Estado.

Rodson Lima, SES

Fonte: Gov. MS

Comunicar erro

Comentários