Lia Nogueira apresenta projeto para combater violĂȘncia contra mulher

Para sustentar o projeto, Lia Nogueira apresentou dados da violĂȘncia contra a mulher divulgados pela Sejusp

Por Heloíse Gimenes em 07/02/2023 às 12:40:12
Dep. Lia Nogueira (PSDB)/Foto: Assessoria

Dep. Lia Nogueira (PSDB)/Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou durante a sessão ordinĂĄria desta terça-feira (7), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), um Projeto de Lei que visa combater à violĂȘncia contra mulher. Denominado 'Mulher, Não se Cale', o projeto foi inspirado em um modelo da Espanha.

O protocolo "No Callem" foi criado pelo governo de Barcelona, em 2018, para combater agressões sexuais e violĂȘncia contra a mulher em espaços como restaurantes e bares. Os locais aderentes ao protocolo recebem treinamento para prevenir e identificar a violĂȘncia e agir em casos de agressão ou assédio sexual.

Para sustentar o projeto, Lia Nogueira apresentou dados da violĂȘncia contra a mulher divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança PĂșblica (Sejusp). "As estĂĄticas mostram o crescimento dos casos de estupros e violĂȘncia doméstica em 2022. Dourados aparece com 818 casos de violĂȘncia doméstica de 1Âș de janeiro a julho de 2022. No ano passado, o total de ocorrĂȘncias foi de 1.371. Em 2021, foram 764 registros, o que significa um aumento de 7,06%. São nĂșmeros que chamam atenção e não podemos ficar inertes", destacou.

Para a deputada, os altos Ă­ndices de violĂȘncia contra a mulher podem ser explicados pelo comportamento machista e patriarcal. "Vivemos numa sociedade que insiste em nos calar lugar, que não respeita que o nosso lugar é onde a gente quiser, que o nosso corpo é Ă­ntimo e não dĂĄ direito a homem nenhum tocĂĄ-lo. Esse protocolo ganhou força em nosso mandato, depois do caso do jogador Daniel Alves. A vĂ­tima recebe informações e conselhos corretos, cabendo somente a ela a decisão final, mesmo que pareça incompreensĂ­vel aos demais. A ideia é fazer que os estabelecimentos abracem esse protocolo", disse Lia.

Tribuna

Ainda na sessão ordinĂĄria, a deputada usou a tribuna para ressaltar suas bandeiras. Na Câmara de Vereadores de Dourados, Lia Nogueira ficou conhecida como "Bichão do MS". Com o mesmo espĂ­rito de responsabilidade, a parlamentar destacou que retribuirĂĄ os votos conquistados com muito trabalho e transparĂȘncia.

"Nosso gratidão aos mais de 15 mil eleitores que depositaram a confiança no "Bichão do MS". Em especial, quero agradecer a população de Dourados, onde nasci, cresci e fiz uma história. Sou de famĂ­lia humilde e exemplo que filho de gente pobre pode sim conquistar uma cadeira no Parlamento. Com simplicidade, pautei minha vida pĂșblica e jamais esquecerei minha essĂȘncia. Darei voz a quem não é ouvido", falou.

Lia Nogueira informou que levarĂĄ ao Governo do Estado as demandas das famĂ­lias da Comunidade Santa Felicidade, castigada pelas chuvas dos Ășltimos dias. "Constatei que essas famĂ­lias estão em situação desumana. Faço um apelo para que o governo cuide dessas pessoas. Acredito que Eduardo Riedel irĂĄ manter a visão municipalista, assim como foi o governo anterior".

Fonte: ALMS

Comunicar erro

ComentĂĄrios