Parlamentares de MS lamentam morte de Sophia e cobram aplicação das leis

Os deputados eleitos por Mato Grosso do Sul usaram a tribuna durante a sessão ordinĂĄria para cobrar providĂȘncias do poder pĂșblico quanto ao caso relacionado à menina Sophia de Jesus

Por Fernanda Kintschner em 07/02/2023 às 14:09:56
Deputado Coronel David (PL) puxou o assunto na tribuna e relembrou lei de sua autoria que cria Cadastro Estadual de Pedófilos/ Foto: Wagner Guimarães

Deputado Coronel David (PL) puxou o assunto na tribuna e relembrou lei de sua autoria que cria Cadastro Estadual de Pedófilos/ Foto: Wagner Guimarães

Os deputados eleitos por Mato Grosso do Sul usaram a tribuna durante a sessão ordinĂĄria desta terça-feira (7) para cobrar providĂȘncias do poder pĂșblico quanto ao caso relacionado à menina Sophia de Jesus Ocampo, morta aos dois anos de idade, em Campo Grande, em decorrĂȘncia de violĂȘncia fĂ­sica e sexual.

O primeiro a usar a tribuna foi o deputado Coronel David (PL). Ele relembrou e cobrou a aplicação da Lei Estadual 5.938/2022 [do então deputado Barbosinha] – alterada pela Lei Estadual 5.938/2022 – que determina a comunicação, por parte dos hospitais, clĂ­nicas e postos de saĂșde que integram a rede pĂșblica e privada de SaĂșde do Estado, "da ocorrĂȘncia com indĂ­cios de maus tratos e violĂȘncia que envolvam crianças, adolescentes e idosos, na forma que especifica".

"O crime choca e é uma barbĂĄrie. Ela foi atendida por diversas vezes e se as pessoas tivessem cumprido essa lei, talvez poderĂ­amos ter evitado. Aguardo ansioso os esclarecimentos das investigações. Hoje faço indicações para que o Poder Executivo possa responder quais são os métodos para a fiscalização do cumprimento de nossas leis", destacou o parlamentar, que jĂĄ foi secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do Estado.

Coronel David também questionou a aplicação da Lei 5.038/2017, de sua autoria, que criou o Cadastro Estadual de Pedófilos. "Pela minha carreira policial eu sei que quanto mais instrumentos damos à sociedade, mais crimes são prevenidos. Esse cadastro, para a defesa de pais e familiares, inclui os que tĂȘm sentença julgada e transitada. Seis anos da aprovação desta lei, infelizmente, só quatro integrantes foram publicados, sendo que, em Mato Grosso do Sul, só em janeiro tivemos mais de 100 ocorrĂȘncias de estupro de crianças. Com uma média de quase quatro estupros por dia, a crianças e adolescentes a cada ano no Estado, só quatro no cadastro? É uma vergonha. Envio requerimento ao Tribunal de Justiça do Estado questionando o nĂșmero de sentenças e explicações dos nomes não estar sendo incluĂ­dos no cadastro, nem mesmo as fotos", questionou o deputado.

O parlamentar ainda disse que vai apresentar projeto de lei para aprimorar a Lei que cria o Cadastro Estadual de Pedófilos para determinar que as fotos dos criminosos divulgados estejam em postura de frente para a câmera e não de perfil, como estão as atualmente divulgadas – acesse o link do Cadastro aqui.

Kemp quer investigações de homofobia - O deputado Pedro Kemp (PT) disse que a iniciativa é louvĂĄvel e
também manifestou sua indignação pedindo providĂȘncias para investigar se a rede de proteção às crianças e adolescentes apresentou falhas, no que tange a falta de comunicação de médicos e enfermeiros, com os indĂ­cios de violĂȘncia, assim como sobre a atuação do Conselho Tutelar em não conceder a guarda pedida pelo pai biológico de Sophia.

"Precisamos investigar também se houve caso de homofobia, pois o pai de Sophia, casado com outro homem, pediu a guarda que não teria sido concedida. Por que serĂĄ? Tenho certeza que se ela estivesse em poder de seu pai e companheiro ela estaria viva. Temos que reforçar também pelo fim dessa hipocrisia da sociedade de que só existe um "modelo de famĂ­lia". HĂĄ avós que cuidam dos netos, hĂĄ mulheres casais. Conheço filhos de pais homoafetivos super bem cuidados. Os vizinhos denunciaram os maus tratos ao cachorro de Sophia, mas não à criança. Então que nossas falas mostrem que a Assembleia Legislativa estĂĄ dando uma resposta à sociedade nesse caso que entristeceu demais", disse o deputado que ainda parabenizou o projeto apresentado por Rafael Tavares nesta terça relativo ao mesmo tema – leia aqui.

Lidio Lopes falou sobre o nĂșmero de atendimentos à Sophia - Destacando o nĂșmero de atendimentos
divulgados pela imprensa, à menina Sophia, Lidio Lopes (PATRI) usou a palavra para explicar que pegou os dados com a Prefeitura de Campo Grande. "A mĂ­dia colocou que a menina esteve 30 vezes em atendimento. Isso foi no decorrer de dois anos e sete meses, ou seja, a cada vez que ela foi, desde o nascimento é aberto um procedimento, que pode ser desde uma simples inalação. Nas Ășltimas nove vezes em que ela foi atendida não teve sinal de violĂȘncia. Graças a Deus Campo Grande tem equipes preparadĂ­ssimas para detectar esses problemas, porque, infelizmente, temos os maiores Ă­ndices do Brasil. Eu digo isso porque participo da Fenacria, da Unale, que acompanha esses dados em nĂ­vel nacional. Agora o que precisa ser visto é o fato que a mãe a levou ao posto jĂĄ em óbito hĂĄ horas. Ela permitiu seu companheiro? BarbĂĄrie. Temos feito esse enfrentamento. É inadmissĂ­vel", lamentou.

Deputados Vaz, Rinaldo e João também usaram a fala - Os deputados Antonio Vaz (Republicanos),
Rinaldo Modesto (Podemos) e João Henrique (PL) também se manifestaram. "Quero resgatar a criação da nossa Comissão Permanente de Proteção à Criança e ao Adolescente e realizar mais audiĂȘncias pĂșblicas e polĂ­ticas para prevenir esses casos", disse Vaz. Rinaldo relembrou a Lei Estadual 3.707/2009, que criou a Semana de Combate à Pedofilia. "Fui presidente da Fenasp e vi centenas de casos deprimentes, relatos terrĂ­veis. A pandemia então aumentou de forma grandiosa. Só em uma aldeia do Estado 12 meninas foram abusadas ano passado. Pais que matam filhos recém-nascidos por estupro. Peço a Deus que dĂȘ forças aos familiares da Sophia", rogou.

João Henrique cumprimentou os demais parlamentares pelo reforço às leis. "Se hĂĄ cumprimento de ordem judicial é por que tem lei para isso. Da mesma forma que a gente obedece, a imperatividade das leis tem que ser cobrada. Somo as forças para que possamos pedir agilidade das providĂȘncias e maior divulgação dos dados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul", disse o deputado.


Fonte: ALMS

Comunicar erro

ComentĂĄrios