Secretaria vai discutir cenário de combate a dengue nos municípios da região de fronteira

O combate ao mosquito aedes aegypti é de extrema importância.

Por Redação em 08/02/2023 às 12:42:40
Foto: Bruno Rezende

Foto: Bruno Rezende

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza na sexta-feira (10), às 9 horas, a webconferência: "Alinhamento situacional frente ao cenário epidemiológico das arboviroses nas fronteiras", que tratam do combate a dengue, zika vírus e chikungunya. A reunião é reservada às equipes de saúde dos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.
Devido ao cenário epidemiológico das arboviroses nas fronteiras, serão debatidas pautas como a questão dos fluxos e identificação das ações realizadas em cada localidade de tal modo que se minimize o impacto do panorama vigente nesta região.
Participam do evento a Assessoria Militar da SES, Vigilância Epidemiológica, Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), Controle de Vetores e Assistência para determinar os pontos sensíveis e em quais medidas o Estado pode auxiliar para que as ações sejam mais efetivas.
O acesso à web pode ser feito através do link: https://saude-ms.webex.com/join/webexdvs
Arboviroses
O combate ao mosquito aedes aegypti é de extrema importância. Além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a zika e a febre chikungunya.
Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d"agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Rodson Lima, Comunicação da SES

Fonte: Gov. MS

Comunicar erro

Comentários