Investimento de R$ 1,5 milhão em equipamentos visa manter segurança hĂ­drica em MS

Não Ă© à toa que os bons nĂșmeros colocam a companhia num patamar de destaque em nĂ­vel nacional

Por Redação em 22/05/2023 às 12:17:39

Com objetivo de manter a segurança hĂ­drica nos municĂ­pios nos quais detém a concessão dos serviços pĂșblicos, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investiu R$ 1,5 milhão na compra de modernos equipamentos, capazes de identificar vazamentos e conter o desperdĂ­cio de ĂĄgua tratada em Mato Grosso do Sul.

O diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, informa que foram adquiridos geofones eletrônicos, manômetros para medição de pressão, hastes de perfuração para identificação de vazamentos invisĂ­veis, entre outros equipamentos de Ășltima geração que, segundo ele, vão facilitar a vida não só da companhia como também da população de todas as unidades consumidoras.

Tratam-se de equipamentos de identificação, medição de ĂĄgua distribuĂ­da e localização de vazamentos nas redes de distribuição.

Estas ferramentas vão de tecnologias simples, para a detecção acĂșstica, até as mais avançadas disponĂ­veis no mercado, com equipamentos eletrônicos de medição e registro de dados em tempo real.

Segundo ele, o investimento visa atender as metas de redução de perdas para aumentar a eficiĂȘncia do abastecimento de ĂĄgua no Estado.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato MarcĂ­lio, disse que a gestão de combate à perda de ĂĄgua é intensificada pela companhia de saneamento nos 68 municĂ­pios do Estado.

Esse, segundo o dirigente da estatal, é outro importante compromisso do governador Eduardo Riedel dentro de sua proposta de gestão municipalista como forma de melhor atender aos consumidores e a população sul-mato-grossense.

Para se ter uma ideia, incluindo todas as ações de combate a perdas intensificadas pela Sanesul em 2022, foi possĂ­vel obter um volume recuperado de 4,3 milhões de metros cĂșbicos em relação ao ano anterior, o que significa que essa quantidade de ĂĄgua sobrou e foi enviada para uso dos consumidores.

A gerente da Regional de Jardim, Daniela Nantes, disse que a equipe iniciou os trabalhos pelo municĂ­pio de Bonito na semana passada e até o momento foram vistoriadas aproximadamente 2.000 ligações. Desse montante, segundo ela, 5,3% tinham vazamentos que foram identificados, definidos e consertados.

"O trabalho de combate às perdas necessita de investimentos para que aconteça de maneira eficiente e traga os resultados esperados. Essa aquisição de equipamentos feita pela empresa nos proporcionou um avanço no trabalho", disse ela, que é engenheira sanitarista e ambiental.

Ela contou que, além do trabalho a campo, o ATO (Agente Técnico Operacional) da regional monitora o sistema remotamente para avaliar o impacto obtido na produção de ĂĄgua.

Reservação

Além de intensificar a polĂ­tica de combate a perdas e apesar de o fornecimento de ĂĄgua tratada ser universalizado em Mato Grosso do Sul, a Sanesul mantém ações preventivas efetivas de combate à escassez em perĂ­odo de estiagem, com obras de perfuração de novos poços e a construção de reservatórios para garantir a segurança hĂ­drica nos 68 municĂ­pios onde opera.

Não é à toa que os bons nĂșmeros colocam a companhia num patamar de destaque em nĂ­vel nacional, no momento em que o novo marco legal do saneamento exige adequações das empresas pĂșblicas do PaĂ­s.

Sanesul

Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios