Com apoio e incentivo do Governo, novas prefeituras iniciam programa de integridade municipal

O secretĂĄrio de Governo e Gestão EstratĂ©gica, Pedro Caravina, representou o governador Eduardo Riedel na solenidade.

Por Redação em 25/05/2023 às 12:24:51
Fotos: Álvaro Rezende

Fotos: Álvaro Rezende

Com uma gestão municipalista, que busca a transparĂȘncia nas atividades pĂșblicas, o Governo do Estado apoia e incentiva novas prefeituras a iniciarem o Programa de Integridade Municipal (PIM), que visa levar boas prĂĄticas e medidas que possam prevenir e combater eventuais fraudes e casos de corrupção.

Nesta quinta-feira (25) houve a apresentação do aprimoramento do PIM, em evento realizado no auditório do TCE-MS (Tribunal de Contas Estadual). No ano passado 18 municĂ­pios aderiram ao programa e agora mais seis prefeituras começaram as atividades, entre elas Campo Grande, Dourados, TrĂȘs Lagoas, CorumbĂĄ, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.

O secretĂĄrio de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, representou o governador Eduardo Riedel na solenidade. Ele destacou que quando os gestores e os órgãos de controle trabalham juntos, o resultado serĂĄ efetivo, com bom uso do recurso pĂșblico e ações diretas voltadas à população.

"A sociedade espera que os gestores trabalhem com responsabilidade e respeito ao dinheiro pĂșblico, evitando e combatendo fraudes, para que este recurso seja bem aplicado, com melhorias à sociedade. O bom andamento deste programa mostra este caminho", afirmou.

Caravina ainda citou que o Governo do Estado estĂĄ fazendo sua parte, com o Programa MS de Integridade, em atividade desde 2019, assim como a "Compliance", lançado neste ano pelo governador Eduardo Riedel. "Estamos levando estas boas prĂĄticas para todas as secretarias, com resultados efetivos. Também iremos auxiliar os municĂ­pios no que for possĂ­vel", completou.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, reforçou que os municĂ­pios são parceiros estratégicos do Estado na implementação de boas prĂĄticas na gestão pĂșblica. "Nós vamos contribuir levando ferramentas aos municĂ­pios, para que eles possam fazer um diagnóstico em relação a sua integridade e tomar medidas para melhorar a gestão".

O presidente do Tribunal de Contas, Jerson Domingos, destacou a importância do evento aos gestores. "Evento desta envergadura com todos os órgãos de controle, Governo do Estado e prefeituras, mostram o comprometimento com a aplicação do dinheiro pĂșblico. Os prefeitos tĂȘm esta responsabilidade de levar bem-estar e boa qualidade de vida ao cidadão".

Municipalismo

O secretĂĄrio Pedro Caravina também aproveitou o evento para anunciar que a implantação do PIM nas prefeituras farĂĄ parte do programa "Municipalismo 2.0", que deve entrar em prĂĄtica a partir do ano que vem. "Vamos lançar este novo modelo de municipalismo, com nova roupagem, tendo foco na educação, saĂșde e pavimentação. Vamos colocar o PIM como condicionante, para incentivar os municĂ­pios a implantar estas boas prĂĄticas nas prefeituras".

O presidente da Assomasul, Valdir Couto JĂșnior, destacou que estas medidas vão ter avanço neste ano. "Começamos o programa (PIM) em 2021, mas tivemos algumas dificuldades devido a pandemia, no entanto agora estamos ampliando as ações nas cidades. Não tenho dĂșvida que vai avançar ainda mais, para ter mais controle das finanças e combate a corrupção".

Durante o evento também foi firmada uma parceria da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado) e do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) com a Rede de Controle Interno - coordenada por representantes da CGU (Controladoria-Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União) e MPE (Ministério PĂșblico do Estado).

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios