Gestores municipais participam de curso sobre Planejamento EstratĂ©gico em Gestão de ResĂ­duos Sólidos

O Plano Estadual de ResĂ­duos Sólidos Ă© considerado uma das principais obrigações advindas da legislação.

Por Redação em 21/08/2023 às 13:53:45
Foto: Imasul-MS

Foto: Imasul-MS

Servidores de municĂ­pios do interior do Estado participam de curso de capacitação para gestores sobre Planejamento Estratégico em Gestão de ResĂ­duos Sólidos, de 21 a 25 de agosto, no auditório da Acadepol (Academia de Policia Civil), em Campo Grande. O curso é organizado pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e tem por objetivo capacitar gestores e técnicos municipais para atuarem e promoverem a gestão adequada dos resĂ­duos sólidos no Estado.

A Agems (AgĂȘncia Estadual de Regulação de Serviços PĂșblicos de Mato Grosso do Sul) discorre sobre a regulação de serviços relacionados a Saneamento e sobre a Instrução Normativa n° 1, de 17 de maio de 2023, que "dispõe sobre os requisitos e procedimentos a serem observados pela ANA para a comprovação da adoção da Norma de ReferĂȘncia (NR) nÂș1/ANA/2021 que trata do regime, a estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do Serviço PĂșblico de Manejo de ResĂ­duos Sólidos Urbanos (SMRSU), bem como os procedimentos e prazos de fixação, reajuste e revisões tarifĂĄrias".

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também estarão orientando para elaboração de editais de contratação desses serviços, que nortearão as diretrizes e estruturação de Termo de ReferĂȘncia, propiciando a otimização de custos administrativos e financeiros da gestão municipal, seja na contratação de consultoria especializada para elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de ResĂ­duos Sólidos ou de Saneamento, seja pela composição de equipe técnica para esse fim.

PolĂ­tica integrada

A capacitação atente aos Programas de "Fortalecimento Institucional" e "Planejamento de Qualidade" para a gestão de resĂ­duos sólidos do Plano Estadual de ResĂ­duos Sólidos (PERS-MS), que inclui as metas de "Qualificar os gestores de resĂ­duos sólidos" e "Estimular a elaboração e atualização de instrumento de gestão dos resĂ­duos sólidos" dos municĂ­pios.

O Plano Estadual de ResĂ­duos Sólidos é considerado uma das principais obrigações advindas da legislação. Foi instituĂ­do pela Lei 12.305/2010, que trata da PolĂ­tica Nacional de ResĂ­duos Sólidos (PNRS). "Sem este instrumento os municĂ­pios ficam impedidos de receber recursos da União para a ĂĄrea de resĂ­duos sólidos", explica o diretor presidente do Imasul, André Borges.

A existĂȘncia de Plano Municipal ou Intermunicipal de Gestão Integrada de ResĂ­duos Sólidos, com as metas atualizadas a cada quatro anos, é requisito para pleitear participação no rateio da alĂ­quota do ICMS Ecológico.

Publicado por: João Prestes

Fonte: Imasul-MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios