Após êxito em índices, Campo Grande passa a ser "Capital do Agro" no Brasil

Ao comparar os números com outras capitais brasileiras, a vantagem de Campo Grande é inegável.

Por Redação em 27/09/2023 às 12:42:26
Ver. Claudinho Serra(PSDB)/Foto: Assessoria

Ver. Claudinho Serra(PSDB)/Foto: Assessoria

Campo Grande passa a ter, oficialmente, a Capital do Agro no Brasil. Projeto apresentado pelo vereador Claudinho Serra (PSDB) consagra a capital de Mato Grosso do Sul com o título e foi aprovado na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal.

Segundo o levantamento mais recente do IBGE, referente a 2021 e divulgado no final de 2022, a capital sul-mato-grossense registrou um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão. Isso foi resultado de uma produção de 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares. Essa combinação única entre o valor bruto da produção, a produção colhida e a área plantada coloca Campo Grande no topo do ranking das capitais brasileiras em termos de rentabilidade na produção agropecuária.

"O título de "Capital do Agro" é mais do que merecido, considerando o impressionante desempenho da cidade no setor agropecuário. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Campo Grande é líder indiscutível em faturamento bruto da produção agrícola, área plantada e produção em toneladas entre as capitais brasileiras", destaca o vereador Claudinho Serra.

A característica peculiar de Campo Grande, que mescla a atmosfera de uma cidade de interior com a infraestrutura de um grande centro urbano, desempenha um papel fundamental no êxito econômico. Além disso, a cidade possui uma vasta área rural de 8.096 quilômetros quadrados, com apenas cerca de 300 km2 ocupados pela zona urbana. Essa "zona rural" ao redor da cidade contribui significativamente para a produção agrícola e faz de Campo Grande a líder nacional nesse segmento.

A soja é a cultura predominante, respondendo por R$ 1,009 bilhão do valor bruto da produção local, cultivada em uma área de 94 mil hectares e colhendo um total de 394.800 toneladas. Além disso, a cidade também tem uma produção considerável de milho, mandioca, melancia, feijão, algodão, cana-de-açúcar e muito mais.

Ao comparar os números com outras capitais brasileiras, a vantagem de Campo Grande é inegável. O segundo maior valor bruto da produção agrícola entre as capitais é o de Porto Velho (RO), que fica muito aquém do desempenho de Campo Grande. Outras capitais, como Maceió (AL) e Palmas (TO), embora produzam em grande volume, não alcançam a rentabilidade de Campo Grande.

A aprovação do projeto que concede a Campo Grande o título de "Capital do Agro" é um reconhecimento justo de sua contribuição excepcional para a economia agrícola do Brasil.

"A cidade está pronta para ostentar esse título com orgulho, destacando-se como um pólo agropecuário de destaque em todo o país. O reconhecimento é uma homenagem à história e ao compromisso contínuo de Campo Grande em contribuir para a grandeza do estado de Mato Grosso do Sul", ressalta Claudinho Serra.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ver. Claudinho Serra(PSDB)

Comunicar erro

Comentários